O Senhor Jesus nunca escondeu que seus seguidores passariam pelas mais diversas perseguições. Diante dessa certeza é importante estudarmos sobre a Igreja Perseguida e o desafio de seguir Jesus.
Aqui no Brasil estamos vivendo um tipo de perseguição, mas em países como a Coréia do Norte, China, Egito e Arábia Saudita temos um outro tipo de perseguição.
Este artigo tem como objetivo conversar e mostrar biblicamente sobre como eu e você, enquanto igreja, devemos nos comportar, como também apresentar alguns relatos de irmãos que tem sofrido perseguição ao redor do mundo.
Muitas pessoas seguem a Jesus, o acompanham, simpatizam com seus ensinos, o acham uma pessoa legal, todavia muitas dessas pessoas não estão dispostas a ir com Jesus até o fim.
Seguidor x Discípulo
Em Lucas 14: 25-28, vemos que o Senhor Jesus estava sendo seguido por uma grande multidão. E o Senhor começou a dizer “aqueles de vocês que não amar mais a mim do que a seu pai, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e até a sua própria vida não pode ser meu discípulo.
Entenda aqui que existe uma grande diferença entre seguir a Jesus e ser discípulo de Jesus.
O seguidor é alguém que está observando, é apenas o espectador. Já, o discípulo aprende com seu mestre, vai trilhar os passos do mestre, viver tal como mestre.
Sendo assim, se quisermos viver como o Senhor Jesus, vamos ter que amá-lo e muitas vezes dizer não às pessoas que mais amamos.
É importante lembrar que nossos irmãos em diversas partes do mundo estão enfrentando muitas dificuldades e tribulações, não tendo liberdade de culto, de adorar ao Senhor, sendo parte da igreja perseguida.
Por exemplo, “Em países como Nigéria, Burkina, Faso e Egito a covid-19 não impediu que extremistas perseguissem os cristãos. Alguns membros e líderes de igrejas foram atacados com facas, sequestrados e até mortos” (Relatório Missão Portas Abertas)
Esses irmãos, são exemplos de “que aquele que não carrega sua cruz não pode ser meu discípulo”.
Olhar Além
Qual é o tipo de Cruz que você precisa carregar nos seus dias? Ao que você precisa dizer não?
Precisamos rever quais são as nossas prioridades.
Porque se nós olharmos com além, ao redor do mundo muitas pessoas não podem exercer sua fé livremente em Jesus. Pois caso o façam podem morrer, ou sofrer tortura.
Jesus nos convida para olhar além da nossa própria dor, nos convida para olhar o plano maior, o plano da igreja e sermos igreja com Ele.
É preciso se importar
Como igreja nós precisamos nos importar.
A perseguição é o resultado do conflito entre o mundo caído e o seu Criador. De forma que sofremos perseguição por causa de Cristo, porque o mundo odeia Jesus, embora o ache legal.
Há a perseguição por causa do mau testemunho de muitos cristãos que vivem na nossa nação. Pois, muitos cristãos que usam a fé ou o nome de Jesus para enriquecer ou prometem coisas as pessoas em nome de Jesus em troca de dinheiro, ficam mercadejando o evangelho.
E essas atitudes acabam gerando perseguição para todos nós.
Pare de Olhar só para si
Mas, o fato é que o Senhor Jesus é incisivo em suas palavras, de uma forma ou de outra, independente de qual seja o seu contexto, “aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo”.
Então, se você quiser ser discípulo de Jesus você vai precisar suportar perseguição!
Para isso, se envolva de alguma forma com as missões que apoiam a Igreja perseguida, seja orando, contribuindo, conhecendo as histórias dos irmãos.
O Senhor Jesus diz que muito do nosso crescimento espiritual é o resultado da nossa disposição em servir. Quando você serve, você para de olhar para si mesmo e olha para os outros.
E isso vai fazer com que você, até mesmo para os seus próprios problemas, comece a enxergar novas saídas.