A parte das Escrituras Sagradas que abordam a existência dos irmãos de Jesus provoca grande discussão entre a tradição católica e a Igreja Reformada. Isto acontece por que a Igreja Católica sustenta a virgindade perpétua de Maria e a Igreja Reformada acredita, que após o nascimento de Jesus, ela viveu normalmente como esposa de José.
Para esclarecer, ninguém melhor que a Bíblia Sagrada. Isto porque, ela é o registro mais confiável para análise dos personagens e do que aconteceu realmente.
Portanto, leia o estudo até o final e confira!
Irmãos de Sangue
A palavra que Mateus utiliza em Mateus 13:55-56, para afirmar que Jesus Cristo tinha irmãos e irmãs é adelphos e significa: um irmão, quer nascidos dos mesmos pais ou apenas da mesma mãe, tendo o mesmo antepassado nacional, pertencendo ao mesmo povo ou compatriota, irmãos em Cristo, seus irmãos pelo sangue. (Concordância de Strong).
A tradição católica acredita que estes irmãos e irmãs de Jesus eram assim considerados, por causa da fé em comum que tinham ou porque eram primos. Porém, a palavra grega utilizada para “primo” é anepsios.
Inclusive a mesma que o apóstolo Paulo utiliza para referir-se ao grau de parentesco entre Barnabé e Marcos (Colossenses 4.10).
Ao longo dos séculos a Igreja Católica defende a virgindade perpétua de Maria, afirmando que o único filho a quem ela deu à luz foi Jesus.
No entanto, o relato bíblico não concorda com isso. Observe o que foi escrito por Mateus: “porém não a conheceu até que deu à luz um filho”. (Mateus 1.25)
O termo grego utilizado por Mateus para referir-se a “conheceu” é ginosko e significa: expressão idiomática judaica para relação sexual entre homem e mulher.
Ou seja, após o nascimento de Jesus, José e Maria viveram como qualquer casal abençoado por Deus no casamento. Consumaram seu amor com relações sexuais e deram à luz a outros filhos.
O Primogênito de Maria
Outro ponto muito interessante, é o fato de Lucas – o médico – dizer que Jesus Cristo era o primogênito de Maria (Lucas 2:7). Caso ele fosse filho único, certamente ele teria dito: “o unigênito de Maria”, que era o termo empregado para fazer a distinção.
Para fortalecer o fato de que Jesus teve outros irmãos, a Bíblia registra em mais de um texto a aparição deles e dos discípulos juntos. Observe:
- “seus irmãos e seus discípulos” (João 2:12)
2. “Todos eles se reuniam sempre em oração… e com os irmãos de Jesus”. (Atos 1:13,14)
3. (…) “os irmãos do Senhor e Pedro?” (1 Coríntios 9:5)
Ou seja, a Bíblia deixa muito claro que os irmãos do Mestre e os discípulos e apóstolos eram grupos totalmente distintos.
A Conversão dos Irmãos de Jesus
Normalmente as pessoas que menos acreditam em nós são as que estão mais próximas. Aconteceu com José, Davi e com o próprio Jesus (João 7:3-5).
Muito do nosso potencial é roubado pela mentalidade limitada das pessoas. Elas não enxergam um futuro para si, e acham que o mesmo deve ser conosco.
Os irmãos do Senhor testemunharam seus milagres, ensino e o quanto ele estava revolucionando o contexto social de seus dias, mas o parentesco que havia entre eles era um empecilho.
O fato de terem comido, brincado, corrido e aprendido a Lei ao lado dele, vendo-o crescer como uma pessoa normal, pesou. – Meu irmão mais velho é a encarnação do Filho de Deus? Não posso acreditar nisso – pensavam eles.
Muitos de nós cometem o mesmo erro, com o passar do tempo. Nos tornamos tão familiarizados com o culto, com a Bíblia e com as regras, que quando Deus opera de maneira que não esperávamos, desprezamos. Não cremos!
Foi provavelmente após a sua morte e ressurreição, que os irmãos passaram a crer nEle.
Quem São?
O texto de Marcos 3:31-35 é confortador, e também a melhor resposta.
Jesus não privilegia grupos, Ele está disponível a todos os que creem nele. Qualquer um de nós pode ser irmão, irmã e até mesmo mãe, para surpresa da tradição católica.
Para isso, só é necessário amá-lo sinceramente, estar disposto a ouvir seus ensinamentos e praticá-los (Hebreus 2:10-11).
Ao sermos santificados em Cristo, fomos feitos família de Deus e irmãos de Jesus. Algo do qual ele tem grande orgulho. Imagine só!
Muitos dos nossos irmãos e parentes nos desprezam e não acreditam que tenhamos um bom futuro, em contrapartida, o próprio Deus tem prazer em seus filhos e não se envergonha deles.
É um grande privilégio ser amado por Deus, que o Espírito Santo nos ajude a valorizar este maravilhoso relacionamento com o Senhor.
Tiago e Judas
A Igreja Reformada acredita que o autor da carta de Tiago e o autor da carta de Judas, são os mesmos que aparecem na lista dos irmãos de Jesus (Gálatas 1:19; Judas 1:1).
Com isso, podemos acreditar que os irmãos do Senhor passaram a acreditar nele, após a sua ressurreição e com o crescimento da Igreja, pelo menos estes dois se tornaram líderes na comunidade cristã.
Isto nos mostra que servimos a um Deus bom, que nos concede oportunidades. Mesmo não tendo crido em Jesus no início de seu ministério, seus irmãos mudaram de atitude e foram cheios da graça de Deus.
Conclusão
Acredito sinceramente que Jesus Cristo teve irmãos terrenos. Isto porque Ele veio viver a vida do ser humano, com suas dificuldades, aflições e alegrias.
A família é fundamental no processo de formação do ser humano e é também o primeiro lugar onde temos contato com os conflitos e também com suas resoluções.
Também não acredito que o fato de ter dado à luz a outros filhos, diminua a integridade e a vida santa de Maria. Obviamente que ela não é imaculada, deusa, intercessora ou qualquer dessas coisas, mas ela é com certeza a mulher mais destacada da Bíblia.
Para encerrar eu gostaria de saber qual a sua opinião. Deixe seu comentário. O que você gostaria de acrescentar?
E não esqueça de compartilhar este estudo com o maior número possível de pessoas.
Deus abençoe!
Maria foi uma jovem que agradou a Deus, sua simplicidade e seu coração foram aceitos para ser morada do Espírito Santo, isto é, gerar o Salvador… O mais importante que todo contesto em ter tido ou não outros filhos, é entendermos que, há uma bela mensagem contida neste acontecimento entre Maria e o anjo Gabriel… ali foi um grande momento, uma grande decisão deveria ser tomada, pois haveria uma inesperada mudança em sua rotineira e organizada vida, sim, tudo iria sair dos seus planos, tudo iria ser diferente, não mais seria os seus sonhos e planos, mas sim os sonhos de Deus e o querer de Deus em sua vida… conversão! É um momento difícil, mas a sua fé, o seu amor a levou a obediência, a aceitação da missão imposta pelo anjo, e também a enfrentar tudo a sua volta, por tão grande querer e alegria em ser, agraciada. Que possamos meditar sobre isso, pois, ela passou por grandes lutas interiores e exteriores, mas não deixou de cumprir o seu chamado, Deus está te chamando para uma grande obra, não é por acaso, nada em nossa vida, este momento agora não é por acaso… existe algo muito grande que Deus quer fazer em sua vida, depende de Deus, mas principalmente de você em crer e fazer a vontade de Deus! Vale a pena não só seguir e fazer a vontade de Deus, mas também enfrentar as adversidades e obter as respectivas conquistas, Deus quer que o nome dEle seja revelado e manifesto em sua vida. Deixe Ele ser o seu fundamento e você será exaltado e honrado neste lugar. Maria até hoje, passe o tempo que for, inda é e sempre será a mãe de Jesus, o que nos é dado por Deus, ninguém pode tirar! Basta somente ser dEle, sem preconceito, somente tendo a visão voltada a ser seu admirador, Maria, admirava as coisas espirituais, deixou a luz de Deus adentrar o seu ser, foi tocada, foi transformada, foi agraciada, foi abençoada… Deixe o Espírito Santo de Deus te direcionar, se entregue ao chamado, viva o propósito de Deus em sua vida, seja um testemunho de amor e milagre! Deus lhe abençoe!
Ótimo estudo, maravilhosa reflexão dentro das verdades Bíblicas. Durante esta leitura e pesquisa acompanhando com a Bíblia aberta, viajei no tempo-espaço, e, percebi que realmente a Bíblia é inerrante, eficaz e definitiva em todos os aspectos e temáticas. Creio mais ainda, que JESUS teve sim, vários irmãos e irmãs, e isto não tirou a graça de Maria que é bem-aventurada como escolhida para mãe de Jesus…Tinha minhas dúvidas no passado, quando católico praticante, porém pela libertação da Verdade, mudei meus conceitos e entendimento, por ler com mais cuidado, zelo e amor o Livro de DEUS. Um abraço a meus irmãos católicos e evangélicos – CRISTO JESUS é a nossa bandeira, apenas por ELE, seremos salvos..Boa noite, Graça e Paz!
Feliz é o homem que acredita sem ver!
É muito bom estudar a palavra de Deus a biblia sagrada , o unico manual deixado pelo nosso criador como búsula para nos mostrar a verdade sobre o seu reino .
Fico preocupada em ver tantas pessoas com um vasto conhecimento e que ao invés de se aprofundar na biblia sagrada se baseiam em teorias humanas para depositar sua crença .
Em varios textos biblicos se fala em irmãos de Jesus , mais as pessoas não acreditam que ele teve irmãos de sangue e arrumam varios argumentos pra isso , mais eu não encontrei em nenhum lugar da biblia escrito que Maria a mulher honrada e virtuosa escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador , tenha permanecido virgem depois do nascimento de Jesus , é ai que não consigo entender , as pessoas se dizem crentes em Deus mais preferem acreditar em filosofias e teorias humanas , que não passam de estudos feitos por homens para supor os feitos divinos e negam o que esta escrito na biblia a unica verdade deixada por Deus .
Espero que a misericórdia de Deus alcance esses lideres espirituais que estão conduzindo o povo a descrença na verdadeira palavra de Deus , enquanto isso estão endeusando seres humanos pecadores e falhos que precisam como todo ser humano , ser alcançados pela misericórdia e graça do Único santo , sem pecado e imaculado que pisou como ser humano nesta terra JESUS CRISTO o Único que salva transforma e leva até DEUS.
Se Maria teve ou não filhos depois de Jesus , não denigre em nada sua imagem de mulher agraciada por Deus , ela foi , é , e sempre será a mulher especial escolhida por Deus . Mais isso nuca lhe deu o direito de se tornar santa e fazer milagres .
Não quero jamais ofender pessoas que tenham essa crença fora de contexto biblico , pois eu também vivi por muitos anos sem conhecer a verdade e praticando a idolatria , mais um certo dia a misericórdia do Senhor me alcançou e , hoje tenho como minha unica base de fé a palavra de Deus e como instrutor o ESPIRITO SANTO .
JESUS esta voltando , e eu desejo ,que voce que acredita em principios religiosos fundamentados por uma religião tenha a oportunidade de conhecer a verdade sobre o Salvador e como adquirir a salvação através da palavra de DEUS
Gostei muito dos esclarecimentos feitos pelo amado irmão .
Ha um equivoco quando vc afirma: “Jesus não privilegia grupos, Ele está disponível a todos os que creem nele. Qualquer um de nós pode ser irmão, irmã e até mesmo mãe, para surpresa da tradição católica.”, Em especial na parte que “Qualquer um de nós pode ser, ate mesmo mãe de Jesus”. A palavra é clara e singular, TUA mãe e não “TUAS MÃES”. Jesus confirma isso no mesmo momento: “Quem É a minha Mãe e os MEUS irmãos?”. Um questionamento que fica é, se Maria teve outros filhos, por que Maria após a morte de Jesus foi levada por pedro para a sua casa e não para a casa dos seus “filhos” e “irmãos de Jesus” ? Desde já grato.
leia o estudo: https://jesuseabiblia.com/jesus/o-nascimento-de-jesus/
Eu ainda tenho dúvidas pelo fato de não encontrar na bíblia nenhuma passagem falando de Maria grávida, e talvez naquela época chamava-se primo de irmão ou outro parentesco por ex:
como por ex: Abrão chamou Jó de irmão sendo sobrinho.
Normal é para quem escreve sobre o grande mestre Jesus algumas coisas são acrescentadas e outras suprimidas. Tudo relacionado a Ele eu leio, porem acontece que, sempre o anunciado tem cunho puramente religioso e isso leva a quem escreve dirigir o seu conceito para o campo religioso dentro de suas crenças na qual foram doutrinados. Isso não acho legal, pois tudo deveria ser escrito com base em dados históricos haja vista, Jesus o personagem mais importante da historia da humanidade sem desprezar muitos outros que como Jesus operaram milagres dentre eles podemos destacar Apolônio de Tiana, El Morya, Sidata Galtama etc. Para completar quero dizer que as irmãs de Jesus uma Maria e a mais nova Mara. Segundo a igreja católica, de onde fui adepto como seminarista Franciscano, não concorda que Maria tivera outros filhos assim sendo, Jose, Simão, Judas e Tiago eram primos embora Jesus os chamassem de irmãos. Para o mestre todos aqueles que Nele acreditassem e o seguissem em ações e atitudes eram seus irmãos e irmãs e mães. Apenas o Pai ele referia-se a o Criador.
A paz do Senhor irmãos!
Vejo com muita preocupação em saber que a maioria dos membros da igreja católica nao se preocupam em ler e estudar as escrituras da Bíblia Sagrada.
Deus abençoe sua vida meu irmao muito me edificou e estou feliz em poder compartilhar estes estudos da palavra de Deus,um abraçco fique na Paz
Amém, muito bem colocado esse texto, palavras sábias dentro da bíblia. O interessante q eu acho , como e q os católicos são consegui ver isso , estão totalmente abitolados em eresias de uma crença sem cabimento, no capítulo 2 de João e verso 4 Jesus demonstra mas um ensinamento sobre isso , Jesus ele e o mediador .
Muito bom! Deus abençoe.
Amém!
Estudo muito abençoado e com certeza me fez refletir sobre o tema.
Meu Deus! Muito bem explicado. …..amei e entendi muito bem……Deus abençoe
muto boa essas palavras ,é preciso acreditar que maria foi digna de honra ,mais a glória e o poder pertence a Jesus Cristo,muitos tem duvidas sobre os irmãos de jesus.mais cremos no que a biblia diz que maria teve depois de jesus irmãos e irmãs .glória a Deus.
MUITO BOM O ESTUDO, ESCLARECEDOR PASTOR:D