O Nascimento de Jesus é um dos grandes acontecimentos da história da humanidade. Ali, o Deus eterno e criador estava se revestindo da nossa humanidade e se submetendo às mesmas dores e limitações que nós. É com certeza um dos maiores milagres que a humanidade registra em sua história, além de ser um fato único.
Além disso, o nascimento e a humanidade de Jesus nos mostra o quanto Deus nos ama. Não foi algo simples, sem importância. Em Seu Filho, o Criador estava dividindo a história da humanidade.
Sendo assim, neste estudo bíblico você vai ver:
- As profecias sobre o nascimento do Filho de Deus;
- O anúncio do nascimento de Jesus;
- O chamado de Maria para ser mãe do Messias;
- Como foi o nascimento de Jesus;
- Quando Jesus nasceu;
- As dificuldades de José e Maria antes e depois do nascimento do menino;
- O propósito de Deus;
- A eternidade de Jesus.
Boa leitura!
O Significado do Natal para os cristãos (em vídeo)
>>> Inscreva-se em nosso Canal no YouTube
Profecias Sobre o Nascimento de Jesus
Cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus o profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo profetizou a sua vinda (Isaías 7.14). Dentre os muitos sinais que destacariam a criança, um deles era que seria filho de uma virgem, que nesse caso foi Maria e se chamaria de Emanuel “que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23)
Em Jesus, um dos grandes propósito de Deus Pai é promover a aproximação entre: Deus e o homem. Ou seja, restaurar a comunhão perdida no Éden.
O nascimento de Cristo ocorreu também para que o governo de todas as coisas, não apenas as celestiais fossem dadas as Ele (Isaías 9:6,7). Jesus, o Deus-Homem desenvolveria um espírito perfeito capaz de compreender as necessidades humanas, perdoando seus pecados e ao mesmo tempo ser totalmente agradável a Deus.
O Anúncio
Ao fazer o anúncio do nascimento de Jesus a primeira coisa que o anjo Gabriel destaca é: ser a mãe daquele menino era um grande privilégio (Lucas 1:26-28).
Lucas, o médico escritor do Evangelho , após minuciosa investigação confirma que Maria era realmente virgem quando ouviu a mensagem (Lucas 1.1-3)
Obviamente que esse anúncio deixou Maria bastante preocupada (Lucas 1.29-34).Virgem e prometida em casamento ela sabia que sofreria graves consequências caso seu noivo José não acreditasse nela.
O que não era algo bem difícil de acontecer, haja visto que o Espírito do Senhor em nenhum outro tempo havia feito isso. Como ela provaria o fato?
Gabriel deixa claro para Maria que o nascimento de Jesus era o cumprimento da promessa de Deus feita ao rei Davi, de que lhe daria um descendente eterno no trono (II Samuel 7.16).
O nome da criança deveria ser Jesus, que é a versão grega do nome Josué, que significa: O Senhor é Salvação (Lucas 1:26-35).
Em vistas de dar maiores explicações a Maria sobre o nascimento do menino, Gabriel diz a ela que isso é obra de Deus. “Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.” (Lucas 1:35).
O próprio Deus tomaria as providências para fazer com que seu Filho deixasse claro para todos quem Ele realmente era.
A Submissão de Maria
As palavras de Gabriel sobre o nascimento de Jesus, tranquilizaram Maria. Ao perceber que era obra de Deus e que o próprio se responsabilizaria pelo desenrolar das coisas Maria confiou (Lucas 1:38).
Que grande exemplo de fidelidade!
Que sejamos como ela. Que possamos confiar na bondade do nosso Deus, em sua fidelidade.
O Anjo Fala Com José
O nascimento de Jesus provocou uma revolução na vida de Maria e também na vida de José, seu futuro marido. José era sim um homem temente a Deus, muito embora não tivesse acreditado, a princípio.
Ele não pensou em difamá-la. Agredi-la. Pelo contrário, José deve ter sofrido bastante, ele amava Maria. Para não envergonhá-la e colocar sua vida em perigo, pensou em deixá-la secretamente.
Como era obra de Deus, ele mesmo tomou as providências para convencer José. Enviou um anjo para conversar com o futuro esposo de Maria, e as mesmas instruções que foram passadas a Maria, agora eram dadas a ele (Mateus 1:19-25).
Convencido e em paz, José casou com Maria, mas não teve relações com ela para preservar a santidade do Filho de Deus.
Como Foi O Nascimento de Jesus?
O nascimento de Jesus era um projeto antigo de Deus (Apocalipse 13.8). No Antigo Testamento são cerca de 300 profecias sobre a vinda de Jesus. A probabilidade matemática do cumprimento de uma profecia na íntegra é muito pequena.
Nesse caso, tudo o que foi dito sobre o nascimento do Messias, vida, ministério, morte e ressurreição se cumpriram na íntegra.
Onde Jesus Nasceu?
O recenseamento romano obrigou José e Maria a voltarem a Belém, cidade natal de José (Lucas 2:4-6). O alistamento possuía alguns objetivos:
- Cadastramento dos nomes, ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades
- Cadastramento do valor de suas propriedades, dinheiro e outros recursos que pudessem servir para pagamentos de impostos e fornecimento de homens para o exército.
Esse deslocamento promoveu o cumprimento de mais uma profecia, dessa vez anunciada pelo profeta Miquéias, de que o Messias nasceria em Belém, cidade de Davi (Miquéias 5.2).
Jesus Na Manjedoura
Jesus nasceu de maneira bastante humilde. Embora Rei e Senhor de todas as coisas, Deus Pai determinou que a grandeza do nascimento de seu Filho se daria na humildade.
Após ser concebido José e Maria colocaram Jesus na manjedoura. Perceba que Lucas declara o motivo: “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2.7). Mesmo assim os céus não se rebelaram ou reivindicaram qualquer direito. Da próxima vez que te fecharem no trânsito ou falarem algo que você não gostou, pense nisso.
A manjedoura era uma espécie de caverna, aonde ficavam os animais, a ração deles, ferramentas. Uma espécie de estábulo.
A Alegria Dos Anjos
O nascimento de Jesus iluminou não apenas a Terra, mas também o céu. Anjos do Senhor vieram e anunciaram aos pastores no campo o que estava acontecendo. Deixaram bem claro que isso era motivo de grande alegria. Boas notícias!
Mas avisou, não procurem glamour. Vocês “encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Luzes, relâmpagos e trovões iluminaram o campo e o coro angelical cantou: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (Lucas 2:13,14).
Jesus revela o favor de Deus a humanidade. Ele veio revelar o verdadeiro caráter de Deus.
O Testemunho Dos Pastores
Ao ver e ouvir o testemunho dos pastores José e Maria tiveram ainda mais certeza de que o nascimento de Jesus era algo realmente especial. A atitude deles foi muito importante para fortalecer a fé do humilde casa (Lucas 2:17-20)l.
Especialmente Maria, ela abriu mão de sua reputação para ver o propósito de Deus cumprido. Através da atitude dos pastores ela estava vendo seu cuidado e seu amor.
Deus Pai não pouparia esforços para honrar seu Filho e mostrar para o mundo quem ele realmente era. Para começar enviou um coral de anjos para cantar em sua chegada.
O Nome de Jesus
Como já vimos o nascimento do Messias tem propósitos bem definidos e especiais. Um deles é a salvação da humanidade.
Após a circuncisão, que acontecia oito dias após o nascimento da criança, José e Maria tomaram o cuidado de ser totalmente obedientes ás instruções divinas. E puseram o nome do menino de Jesus! (Lucas 2.21).
Esse veio a ser o nome que está sobre todo o nome (Filipenses 2.9).
A Relação Com o Natal?
Não encontramos na Bíblia a informação exata sobre o dia do nascimento de Jesus. No entanto, ela nos dá algumas informações que mostram que não foi no dia 25 de dezembro.
A Importância do Censo
Um pouco antes do nascimento de Cristo, o imperador César Augusto deu início ao censo, que como vimos obrigava as famílias a fazerem longas viagens até sua terra natal.
Por si só, o censo era bastante desconfortável, é pouco provável que tenha acontecido durante o inverno. Pois dificultaria e muito o deslocamento das pessoas durante a viagem. Algo que reforça esse argumento é o fato de os pastores estarem com as ovelhas no campo, ao ar livre. Eles passavam o inverno em abrigos.
Qual o Ano do Nascimento?
Embora a Bíblia não deixe claro qual o dia em que Jesus nasceu, podemos saber aproximadamente o ano. Jesus morreu durante a Páscoa judaica na primavera no ano de 33 EC.
Ele tinha cerca de 30 anos quando deu início ao seu ministério, que teve a duração de três anos e meio. Podemos assim dizer que o nascimento de Jesus aconteceu por volta do ano 2 A.E.C.
Por que é Comemorado No Natal?
Já vimos que o Senhor Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Então qual o motivo de seu aniversário ser comemorado nesse dia?
Provavelmente essa data foi escolhida pelos líderes católicos, por volta do século IV, para substituir o antigo festival do Sol Invicto ou Solstício de Inverno.
Visto que no início do século IV havia muitos cristãos, essa manobra foi uma forma de incluí-los na comemoração.
Os Propósitos De Deus
O nascimento de Jesus não foi algo aleatório. Sem propósito. Através de seu Filho Jesus, o Senhor Deus abençoa a humanidade com pelo menos três presentes.
1. Salvação
Jesus supre uma necessidade definitiva. Redenção e salvação eterna. De agora em diante quem receber Jesus como Senhor e salvador de sua vida estará salvo da condenação eterna.
Ele diz a Nicodemos que sua vinda ao mundo não é sinônimo de condenação. Mas de salvação. Porque condenado o mundo já estava (João 3:14-18).
2. Revelar o Deus de Israel Para o Mundo
A descrição do Salmos 137:1-4, ocorreu quando os israelitas foram levados cativos, como escravos para a Babilônia. A fama do Deus de Israel era muito grande. As histórias de como o povo havia sido liberto do poder do Egito estavam espalhadas entre as nações.
Agora seus opressores gostariam de ouvir desse povo, o testemunho do seu Deus. Eles não compreendiam como isso era algo positivo, algo bom. Não compartilharam com os babilônios o conhecimento de seu Deus por achar que eles não eram dignos.
O nascimento de Jesus quebrou essa barreira. O Messias revelou Deus para todos os povos, línguas, tribos, nações, reinos. Jesus não faz distinção de cor, raça, língua, enfim. Jesus é Emanuel . Deus conosco. Com todos nós.
3. O Verbo se fez Carne
O nascimento de Jesus por meio de Maria não é o início de sua existência. João diz que Ele estava com Deus no princípio. Que Ele fez todas as coisas. Ou seja, antes de sua existência terrena, ele estava com Deus e como Deus, no princípio da criação. Sendo responsável direto por tudo o que veio a existir (João 1:1-5).
O que ocorreu com o seu nascimento humano é a encarnação de Deus, do Verbo. Da Palavra Criadora de Elohim.
Conclusão
Por fim, sabemos que o nascimento de Jesus é uma grande bênção para a humanidade. Desde que ele veio a vida na Terra e os conceitos da humanidade mudaram drasticamente.
Os ensinamentos de Jesus mudaram a maneira de pensar das pessoas. Quer elas concordem ou não, eles trouxeram direção e uma forma clara de buscar a Deus por meio de uma adoração sincera, verdadeira.
Por fim, eu gostaria de conhecer a sua opinião. O que você achou? Deixe seu comentário.
Tem algo a acrescentar. Compartilhe!
Sua interação é sempre bem-vinda.
Deus abençoe!