Maria Mãe de Jesus é com certeza a mulher mais importante da Bíblia. Neste estudo a minha intenção é apresentar a visão Bíblica do assunto. Lembrando que há duas visões sobre Maria: a visão bíblica e a tradição católica. Deixo claro que fica completamente a seu critério escolher qual dos dois seguir.
Contudo, o conteúdo aqui apresentado e as afirmações feitas sobre ela, podem ser comparadas a qualquer momento e por qualquer pessoa, com aquilo que está escrito no registro bíblico, que é de fato o registro histórico mais confiável que existe sobre a mãe de Jesus Cristo.
A Vida de Maria Mãe de Jesus
A vida de Maria mãe de jesus era a de uma típica jovem judia na Palestina. Sendo assim, devemos lembrar que o contexto cultural em que ela estava inserida não valorizava as mulheres socialmente.
Dentre tantas coisas elas não tinham direito de voto, não eram incluídas nos sensos, e dificilmente tinham acesso a trabalho formal. Normalmente cuidavam de casa e sua principal função era gerar filhos.
Contudo, Maria a mãe de Jesus se destacou celestialmente. Ela chamou a atenção de Deus com seu comportamento e com a sua fidelidade.
Ao apresentar-se a ela o anjo Gabriel a saudou dizendo: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “. (Lucas 1:27,28)
Na ocasião da visita angelical, Maria era noiva de José. A notícia vinda do céu causaria uma mudança extraordinária nos planos do casal.
A Virgem Maria
O anjo Gabriel veio anunciar a Maria o nascimento de Jesus. Isso, a deixou confusa a princípio. O fato é que ela não se relacionava sexualmente com ninguém. Ou seja, a virgem Maria se viu diante de algo sem precedentes (Lucas 1:34).
No decorrer da conversa, o anjo Gabriel explica que isso se aconteceria de forma sobrenatural, como cumprimento da promessa feita através do profeta Isaías (Mateus 1:23).
O mais interessante é a atitude da mãe de Jesus ao final do discurso do anjo. Sua oração é para que se cumpra em sua vida, tal como Deus planejou (Lucas 1.38). AO ouvir isso, satisfeito, Gabriel partiu.
Ao aceitar a vontade de Deus para sua vida Maria conhecia os riscos. Era algo como pular do alto do Kilimanjaro sem paraquedas. Em sua época a mulher que engravidasse fora do casamento poderia ser apedrejada e morta.
É interessante notar que ela não consulta a José. Ou seja, a experiência sobrenatural que teve, foi o suficiente para lhe dar confiança.
Jesus e Maria
O relacionamento de Jesus Cristo e Maria sua mãe, era aparentemente independente, por parte do Filho de Deus. Algo que não condiz muito com a forma traçada nos nossos dias.
A começar de menino, aos 12 anos o Senhor Jesus ficou tão empolgado na conversa com os doutores da lei que esqueceu de voltar para casa com seus pais. A questão é que eles só perceberam a ausência dele, após um dia de caminhada e só o encontraram três dias depois.
Quantos pais você conhece que caminharia um dia inteiro sem se dar conta dos filhos?
Enfim, muitos anos depois e com o ministério “de vento e popa” Jesus está ministrando a Palavra de Deus em uma casa, que estava lotada por sinal. Ninguém entrava. Ninguém saia. Algo comum quando ele estava ensinando era as pessoas serem tomadas pelo encanto de sua doutrina.
Em algum momento alguém o interrompeu e disse que sua mãe e seus irmãos estavam fora da casa e queriam falar com ele.
Jesus prontamente questionou quem seria sua mãe e seus irmãos – E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.(Mateus 12:46-50)
Obviamente Jesus me dá razões firmes e fortes para acreditar que Ele não reverenciava Maria sua mãe, como é ensinado nos nossos dias.
Maria Teve Outros Filhos?
Sim. Após o nascimento de Jesus, Maria continuou a relacionar-se normalmente com José, agora seu marido. Os frutos dessa relação são apresentados nesse trecho bíblico.
Jesus de Nazaré teve irmãos e irmãs de sangue. Estes não são irmãos de fé ou de convivência. São filhos gerados por Maria sua mãe.
Os fundamentos dessa afirmação estão na Bíblia, pois está escrito que Jesus é o primogênito de Maria (Lucas 2:6,7).
Por que Lucas diria que Maria mãe de Jesus, deu à luz ao seu primogênito se ele fosse filho único?
Caso Jesus fosse o único filho de Maria a expressão seria: “o unigênito”, visto que ao escrever o Evangelho Lucas já sabia se ela tinha ou não outros filhos de sangue.
Um outro argumento de que Maria a mãe de Jesus teve outros filhos é Mateus 1.25, onde o escritor nos diz que ela não teve relações com seu marido. Ou seja, após o nascimento de Jesus, José e Maria se relacionaram sexualmente como marido e mulher, normalmente.
Maria Mãe de Jesus Está Viva?
Biblicamente falando, Maria dorme no Senhor. Isso significa que ela está no paraíso aguardando a manifestação dos filhos de Deus (Hebreus 9.27).
Neste estado ela não pode comunicar-se conosco. Veja porque isso acontece lendo a Parábola de Lázaro e o Rico.
Sendo assim, Maria vive porque está em Cristo, mas não interfere no nosso mundo.
Maria Mãe de Jesus Intercede Por Nós?
Nós só temos um intercessor eficaz diante de Deus: Jesus Cristo é o nome dele. Apenas suas petições diante de do Pai podem ser apresentadas e ouvidas (1 Timóteo 2:5,6).
Por quê?
Porque ele entregou a si mesmo como propiciação para resgatar nossas almas. Isso só foi perfeitamente possível porque ele não conheceu o pecado.
Embora Maria mãe de Jesus tenha sido agraciada com o nascimento do filho de Deus, ela pecou. Como sei disso?
Porque todos pecaram (Romanos 3:23). Assim como nós, Maria também cometeu erros. Por isso morreu e permanece morta.
Jesus ao contrário morreu e ressuscitou. A morte não pode detê-lo. Por quê? Porque ele não conheceu o pecado (2 Coríntios 5:21).
A função de interceder por nós pecadores é do Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreve aos Romanos dizendo exatamente isso (Romanos 8:26,27).
Portanto se é para pedir ajuda a alguém em oração, peça ao Espírito Santo. O consolador amado.
Maria Deve Ser Reverenciada ou Respeitada?
Por toda a Bíblia é muito claro que toda e qualquer espécie de culto, reverência ou adoração a divindade ou pessoa é profundamente condenada por Deus.
Não é em vão que o Senhor Jesus ao ser tentando pelo diabo, para que lhe adorasse, o repreendeu vorazmente e repetiu o que está escrito: “Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto”. (Mateus 4:10)
Portanto, a reverência feita a Maria mãe de Jesus por meios de imagens, orações, cânticos, cultos, celebrações, marchas, enfim, biblicamente falando está errado.
É algo que a própria mãe de Jesus, caso estivesse entre nós reprovaria. Ela com certeza direcionaria toda essa reverência a seu Filho, Jesus como fez nas bodas de Caná da Galileia.
Obviamente que isso não anula o respeito que devemos ter a ela. O próprio anjo Gabriel diz que ela é “agraciada”, “bendita”. Podemos aprender lições fantásticas com ela, por ser a mulher mais importante de Bíblia.
Maria Mãe de Jesus Opera Milagres?
Já vimos que Maria dorme no Senhor e não interfere na nossa realidade, mas aguarda a consumação dos séculos. Então como explicar os inúmeros milagres a ela atribuídos?
O texto de 2 Tessalonicenses 2:9-12 é uma das chaves.
A questão é que é dado ao espírito do anticristo o poder de enganar as nações, isso com “com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras”. E diz mais: “Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar”.
Nos nossos dias as pessoas são profundamente apegadas ao misticismo. Em contrapartida, rejeitam a verdade: A Bíblia Sagrada. Creem em tudo, menos no que ela diz.
Isso deixa o Senhor irritado. “Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça”.
O Que Quero Dizer?
Por mais generosos, benevolentes e cheios de amor que sejam os milagres atribuídos a Maria mãe de Jesus, biblicamente falando eles são a manifestação desse engano, com o propósito de tirar a atenção e a glória de Cristo o Unigênito de Deus.
Conclusão
A mãe de Jesus é um grande exemplo de fé, santificação e humildade. Ao aceitar a missão de ser a mãe do Messias ela expôs sua vida sem nenhum reserva. Não colocou impedimentos ao propósito de Deus para a sua vida.
De qualquer forma, por mais fantástica que seja a vida de Maria mãe de Jesus, não devemos reverenciá-la. Oferecer cultos, orações, etc. Apenas Jesus é capaz de fazer a intercessão entre nós e Deus.
Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário. O que você pensa sobre o que foi dito? E não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.
Obrigado por sua contribuição meu amado!
Fortaleza, 2 de setembro de 2021.
Permitam a um judeu (mas já fui católico) dar um palpite nessa história. Quando os católicos dizem “Maria, mãe de Deus” na realidade estão dando uma resvalada na essência doutrinária. Mas apenas isto. Eles não estão querendo nos inculcar que Maria é mãe de Deus, o que é um absurdo completo. Eles, os católicos, estão dizendo que Maria é mãe de Jesus enquanto ser humano, e não enquanto ser divino, certo? Eu estou livre desse quiproquó, porque me converti ao Judaísmo, que aliás era a crença de Maria (Miriam, em hebraico). Portanto, Deus é um só, e Maria era uma mulher como todas as outras mulheres, mãe do homem Jesus. Satisfeitos com a explicação de um judeu? Um abraço a todos .Amém. Francimar de Oliveira. (Cearense nascido no “Cedrinho de açúcar”, cidade situada entre Icó, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre).
legao ese texto do laik
Cegos e tapados não meu querido!! Olhe bem como você fala das pessoas.
Você tem sua opinião e sua fé ! assim como outras pessoas tem a delas, se é verdade ou não, isso já não te diz respeito, cada um escolhe no que e em que acreditar…. Aaah e só pra te lembrar, pra falar de alguem ou de alguma religião, você tem que ser perfeito, você é ? Acredito que não, pois não viria xingar pessoas de cegos e tapados, se tivesse um pouco de bom senso e sim RESPEITARIA a crença de cada um, sendo ela FALSA ou VERDADEIRA! tenha um ótimo dia… E Deus lhe abençoe!
bom lendo tudo sobre maria existem varias situações que devemos respeitar; primeiro devemos sim respeitar a maria. porque maria foi uma mulher humilde e foi abençoada por deus. segundo todas as mulheres do mundo deveria ter a mesma humilde e ter a mesma consciência que maria teve diante do seu filho. terceiro devemos ter todo respeito a maria porque ela foi agraciada por deus para trazer ao mundo o salvador jesus cristo o filho de deus. quarto foi maria que deu todo o carinho e toda a sua vida pelo filho coisa que hj as mulheres esquecem de fazer. quinto sobre a interseção entre o humano e deus esta bem claro que jesus diz eu sou o caminho a verdade e a vida. então devemos entender a saber interpretar a bíblia maria e muito importante na vida dos seres humanos mais ela não intercede pelos humanos so deus que fique bem claro isso
Essa mulher não é Maria, mãe de Jesus.
Ela é uma representação do povo de Deus, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, que deram à luz a Jesus, o Salvador do mundo.
Apocalipse 12:13 “Quando o Dragão viu que tinha sido expulso para a terra, tratou de perseguir a Mulher, aquela que tinha dado à luz um filho do homem.
A mulher citada em Apocalipse 12 é a Igreja.
Essa mulher com certeza não foi uma mulher como as outras
Olá a paz do senhor a todos nesses meus vinte anos de estudo nunca vi uma igreja pregar de acordo com a outra cada uma tem um pensamento bíblico eu gostaria que alguém me respondesse com toda clareza sem titubear com religião prega a verdade sobre a igreja dos apóstolos é porque mas volto a perguntar sem enrolação a resposta tem que ser clara qual religião prega a verdade sobre a igreja dos apóstolos e se possível me esclareça como surgiu essa religião e oq ela prega muito obrigado
Queria saber sobre a passagem em Apocalipse 12, onde é citado sobre a Mulher. Maria encaixaria totalmente…
Obrigado!
Deus abençoe.
Pastor o Sr tem sido uma benção em minha vida.
Dgiego sr vc obeservar o livro de atos , da a entender que naria tambem foi batizada no espirito santo leia atos capitulo 1, e ver 4 depois leia o verciculo 12,13, 14.vc vai ve que maria mãe de jesus tava emtre os que foram batizado com espirito santo.
Achei válido o estudo, bem pertinente e ao mesmo tempo comum, quase que como um clichê de rixa religiosa. Não entendi a necessidade de frisar que é a VERDADE, até em letras maiúsculas. Parece que está querendo convencer alguém, ou a si, disso. E quando fala de visão bíblica e tradição católica também deixa nas entrelinhas esse incômodo. Um pouco destoado até, se tratando de um tema tão rico e relevante.
Outro grande erro na minha opinião é a canonização pela igreja católica, um ser humano não tem poder algum de criar um santo para ser reverenciado, eu penso que santo é apenas Jesus Cristo, porque Deus transcende tudo isso.
Muito lindo Parabéns. Só não acho justo alguns cristã os tratarem Maria como uma mulher qualquer, se não fosse Maria nós Nã tinha Jesus Cristo como nosso salvador. Ela é diquina de respeito, pois é à mãe do nosso salvador! Sei que só Jesus Cristo nós devemos adorar. Más Sua Mãe devemos amar é respeitar ou tô errada?
Muito obrigado pelas palavras. abraço
Paz do Senhor Alexandre!
Não tenho.
A Paz do Senhor seja contigo meu irmão. … Sou membro da Assembleia de Deus madureira da cidade de Araraquara, e em um dos ensino bíblicos, O evangelista nos fez q seguinte pergunta:
” Qual era a idade em que Maria mãe de Jesus tinha quando foi batizada com Espirito Santo!!! Eu procurei nas passagens que eu conheco na biblia e ate mesmo na internet nao achei . O irmão teria essa informação ??
Ensino maravilhoso , a bíblia sagrada nos fala : Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará
Magistério e tradições fazem parte da igreja católica além da palavra,procure saber mais da fé católica.
Sou católico, contudo concordo totalmente com o texto acima, pois representa tudo que penso sobre Maria mãe de Jesus.
Eu sempre respeitei e sempre a respeitarei, porém não concordo que a revereciem, pois como está escrito na Bíblia somente Deus é digno de toda honra e toda glória.
ainda vai ter um montao de cegos e tapados querendo contestar o que e obvio, esse estudo e perfeito. so jesus vive,acabou.
Sei que é muito difícil aceitar e ouvir alguns homens ungidos por Deus !
Pois são homens e não Deus, sujeitos a erros. Mas se são ungidos como podem errar, essa é uma dúvida que paira em nossa mente humana e não uma mente espiritual elevada aponto de entendermos a nossa tão pequena inteligencia de sabermos tudo,como Deus assim sabe de tudo e de todos.Hora você é santo e depois dá um fora como Pedro disse para Jesus
(De maneira nenhuma te acontecerá que morras ) e Jesus o exorta dizendo para traz de mim satanás que me serve de escândalo,MT 16:23.
Deus é fiel e maravilhoso. Maria mãe de Jesus mulher de grande fé e amor não se negou a servir ao se Deus, mesmo sabendo que ia sofrer e saber que tinha que cuidar do maior tesouro de Deus seu filho Jesus Cristo. Estudo maravilhoso
Não Landro. A Bíblia não registra a morte de Maria.
Tem alguma passagem bíblica que fala da morte de Maria? Como se deu? Em que época???
Irmão:
A Bíblia foi escrita por 40 autores diferentes, ao longo de 1600 anos. sei que foi um lapso e a minha intervenção é para que não fiquem dúvidas.
Deus continue a abençoa-lo.
Excelente estudo, muito proveitoso.
Errado…
Quem veio antes, Maria ou a Trindade?
Ok, se Maria não é a mãe de DEUS, então o filho não faz parte da trindade, certo?
Ótima replicação ok.
Bom dia! O que é igreja? Será mesmo a Bíblia?
Luiz ;Graça e Paz para o seu coração. Ficou bem claro a sua colocação. Nós somos a Igreja do Senhor. Continue estudando a Bíblia e deixa Deus se revelar a você. Abraços
“Aqueles que dormem” – Muito esclarecedor, algumas denominações interpretam que todos ficam inconsciente até o dia do juízo. Sempre estranhei e agora vem uma nova interpretação.
Maravilhoso este estudo cheio de contextos bíblicos para que não fique dúvida que devemos adorar ao único Salvador de nosso mundo Jesus Cristo … Deus te abençoe
Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo a todos.
Irmãos eu estudei um pouco o assunto, há algumas semanas atrás tive um diálogo com um irmão católico, ele é diferente de todos que conversei por que estudou sobre o assunto e acredita muito em Maria.
Eu fui espírita, católico e hoje sou evangélico, sempre busquei a verdade e pra mim a verdade estava na bíblia, conheço todos os argumentos católicos sobre o assunto, e algumas perguntas que fiz a esse irmão recebi respostas interessantes, mas algumas que fiz e que faço, ninguém me respondeu: se essa intercessão de Maria e dos Santos junto a Jesus é correto, por que isso não foi ensinado claramente por Jesus, quando esteve aqui? em nenhum lugar nos quatro evangélios traz tal ensinamento de forma clara; Por que os apóstolos também não trouxeram claramente essa intercessão de Maria e dos Santos como doutrina,principalmente no Livro de Atos e nas Cartas de Paulo, para nós? Por que Maria no Cântico de Maria (Lucas 1:46-56), se coloca em uma posição de inferiordade, quando diz ….não se atentou para a baixeza…., quando ela deveria se auto-indicar como intercessora, segundo os ensinamentos católicos?; Faço as seguintes observação, Maria é citada pela última vez na Bíblia em Gálatas 4:4 e, nessa etapa, de forma indireta, pois é chamada de mulher e não de Maria, como Maria ela é citada pela última vez em Atos, portanto sem a reverente “importância” catolica que recebe, penso eu. Meus irmãos, hoje me considero cristão, mas nao defendo nenhuma placa de igreja, por que ao examinar, estudar as escrituras percebi que muitas mentiras me falaram, às vezes de forma inocente, sem verificarem a fonte, isso foi muito importante, porque consegui abandonar a religiosidade e passei a ter a Bíblia como a minha “igreja”, nã sei se fui claro.
Se alguém quiser e achar interessante um bate papo e troca de ideias, segue o meu email: [email protected].
Fiquem com Deus
Somente o nome de Deus seja eternamente louvado.
Tenho a mesma Mãe que o Filho de DEUS. <3
Lara, nem a Bíblia católica nem a evangélica falam sobre Aparecida.
Ela foi canonizada pelo sistema religioso da Igreja Católica, apenas
Sempre tive muitas dúvidas quanto à Maria mãe de Jesus,nesse texto li e reli pra obter algo,pois eu não acredito em
Santo,mas ouvia dizer que nossa senhora Aparecida era Maria isso dito da boca de um católico,quero deixar claro que não sou evangélico doutrinado e nem católico reverenciado.aprendi que só existe um Deus nosso criador e um salvador Jesus Cristo…Me diz onde na Bíblia católica diz sobre nossa senhora Aparecida ???
AMEI O ESTUDO. MUITAS IGREJAS EVANGÉLICAS SE PRIVAM DE FALAR DO EXEMPLO MARAVILHOSO DESSA MULHER EM VIRTUDE DA IDOLATRIA CATÓLICA. FALAMOS DE ESTER, DÉBORA, REBECA … E A MAIS IMPORTANTE NÃO CITAMOS. FALAR DELA, NÃO SIGNIFICA ADORÁ-LA. DEVEMOS REPENSAR SOBRE ISSO. OBRIGADA.
Paz amado!
Após estudar a Bíblia por mais de 20 anos, estou cada vez mais certo de que ela é a Palavra inspirada de Deus.
Acredito que suas fontes estejam equivocadas.
é mas tem muitas pessoas catolicas que discutem e reverenciam a maria como mãe de todos os seres humanos, a milagrosa , mas é só ler a palavra a biblia não fala de nenhum milagre de maria, é só falta de conhecimento da palavra, sua explicação foi bem clara, parabéns, não deixou nenhuma duvida. Deus continue te abençoando grandemente diego, és um servo abençoado.
Olá Fernando!
A expressão bíblica “aqueles que dormem” não é interpretada na teologia de maneira literal.
O termo dormir no grego utilizado no Novo testamento é koimao e dentre os seus significados está: acalmar, tranquilizar, aquietar.
Ou seja, aqueles que “dormem” no Senhor estão descansando, mas em nenhum momento eu disse que estão sem consciência.
Na língua portuguesa, dormir e descansar são coisas independentes.
Eu posso descansar sem dormir, concorda?
Com relação aos demais textos é o seguinte:
1. Esteja atento ao fato de Abraão dizer a Lázaro que não é possível o contato entre os vivos e os mortos;
2. Moisés e Elias só aparecem a Jesus, e são visto pelos apóstolos. Lembre que Jesus é Deus, isso por si só, dá conotação diferente ao caso. Lembre que anjos consolaram Jesus no Getsêmani. Isto é, além dele ninguém na Bíblia recebeu a visita de alguém que já estava no paraíso;
3. Em Apocalipse 20.4 os santos que vieram da grande tribulação estão diante do trono de Deus, pedindo justiça. Lembre que é uma revelação referente aos últimos dias.
4. Por fim, a Bíblia não revela que Maria, Pedro, João ou qualquer um dos santos, após a morte realizaram milagres ou entraram em contato com vivos.
Ou seja, suas citações devem ser analisadas separadamente, caso a caso, para não acontecer de darmos origem a uma heresia.
Se os Santos estão dormindo como explicar Lázaro conversando com Abraão.
Como explicar Moisés e Elias conversando com Jesus.
Se não estão no paraíso como Jesus promete ao Bom ladrão hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.
Ainda no apocalipse se ver muito bem os Santos intercedendo pedindo justiça ao Senhor pelos que sofrem na terra?
Deus abençoe a todos.
Bom dia.
Tuus ego Sum!
Aprendi por mais de 40 anos de pesquisas e estudos inclusive com Teologia que a Bíblia foi escrita por incontáveis autores em todos os tempos e por anos sem conta também numa tentativa de se explicar a divindade do Filho de Deus e sua passagem por entre nós que, dependendo do calendário seguido e adotado pode ter sido entre 33 a 36 anos. Não existindo coerência em precisar fatos bíblicos nem pelos próprios pergaminhos ou tábuas sagradas de que se tenha conhecimento ou relação entre si.
A diferença é muito simples Alexandre.
É que o Pastor, mesmo sendo charlatão, está vivo. E Maria e os santos, com toda sua santidade estão todos mortos.
E a Bíblia afirma categoricamente que morto não cura ninguém.
Jesus cura, porque está VIVO!
Os trechos bíblicos são verdadeiros, mas suas conclusões não. Quando um pastor, de qualquer igreja, prega e diz que cura p oderiamos de dizer que são charlatões, pois quem cura é Deus. Quando se pede a cura, ou um emprego, etc para Deus através de um Santo ou de Maria estão sendo pedidos a Deus sim. Ora, se um pastor, que muitas das vezes nem se quer procura a santidade diz que cura, como poderemos não acreditar no poder de Santos e Maria? Amigo, o mais valioso em um pedido éa fé, eu mesmo tenho um milagre em minha vida.
É mesmo interessante pensar em como meus irmãos católicos incorrem no erro de proclamar Maria como mãe de Deus, esposa do Espírito Santo, nossa salvadora, e outros títulos mais. Como pode o finito conter o infinito? Deus não existe, Ele É! E Ele está fora do tempo e espaço, pois Ele criou o tempo e o espaço. E, ao estudarmos as Escrituras, veremos que em nenhum momento se dá crédito a Maria por alguma maravilha ou milagre realizado, apenas a Jesus ou aos seus discípulos. Porém, é inegável de que Jesus, sendo o plano perfeito de Deus para a salvação da humanidade, foi 100% Deus e 100% homem. Então, me apraz imaginar Maria como uma mãe amorosa, que não hesitaria em corrigir seu filho diante das peraltices normais da vida infantil, ou ampará-lo com proteção e carinho durante seu aprendizado. Para completar esse plano perfeito, não podemos negar que Maria foi escolhida a dedo pelo Altíssimo, e nesse sentido, a temos como exemplo de mãe e mulher. Mas é isso o que ela é, um exemplo; o que não é pouco, pois sabemos que muitas mulheres (e muitos homens), se tivessem maior contato com exemplos como esse, não teriam colocado no mundo uma geração de pequenos entregues à vida mundana e ao crime. Imagino que o epílogo de Provérbios 31 seja a expressão exata de sua personalidade!
Muito boa sua expricaçao gostei.
Tenho uma grande certeza, que se Maria estive junto a nós, estaria angustiada por ser reverenciada como diz no texto.
Gostei muito desse estudo,
Pode me esclarecer dúvidas e aumentar ainda mais minha fé em Cristo. Obrigado
A Bíblia foi escrita por quarenta autores diferentes, ao longo de 40 anos.
uma pergunta! quem escreveu a biblia?
Eu cresci ouvindo sobre maria tanto que um filme baseado na historia de jesus na semana santa jesus veio e levou maria nos bracos Eu sou catolica tem um cantico pra maria Mas o meu unico e salvador sera sempre Jesus cristo
Convincente. Concordo plenamente. Amei a explicação.
Boa Noite a Paz De Cristo.
Concordo Plenamente Com o Texto, Pois As Escrituras Sagradas Tem Me Ensinado Que Maria Não Salva e Nem Faz Milagre, Mais Unicamente Jesus o Filho De Deus Que Se Doou Por Completo Para Me Resgatar Do Poder Das Trevas.. Amei A Leitura. Fica Na Paz.
Muito esclarecedor e edificante esse estudo!
Deus abençoe em nome de Jesus!
Obrigado Gilvan!
Muito bom o estudo…que deus te abençoe
Ótima explicação parabéns
Ótimo estudo. Rico em trechos bíblicos que explica de forma detalhada a questão.
Estudo Muito Rico
Muito bom este comentário.
Deus continue abençoando.
Paz de Cristo,meu nobre irmão.
Muito bom este comentário.
Deus continue abrindo á porta da palavra .
Ótimo,simples esclarecedor com base bíblica
Obrigado Antônio!
Seu comentário é muito relevante.
O estudo sobre Maria mãe de Jesus é suficiente para qualquer leigo que acredita na Palavra de Deus, entender que Maria tem apenas os méritos de serva exemplar…
Obs.: A meu ver para fechar de vez este tema pode se acrescentar: “Maria não é mãe de Deus”, pois os católicos insistem neste argumento.
A paz de Cristo.