É fundamental que saibamos o verdadeiro significado do Natal para os cristãos, pois é parte fundamental da nossa fé.
Preciso confessar que o Natal é a minha época preferida do ano. As famílias se aproximam, as casas ficam cheias, as mesas fartas e o mundo fica colorido. Mas o mais importante é o significado do Natal que enche o meu coração.
Nele uma grande parcela do mundo, comemora o nascimento de Jesus, o Filho de Deus.
É fato, que em nossos dias a atenção tem sido dividida com o Papai Noel, suas renas e os gnomos.
Mas eles são, lenda!
Ao contrário de Jesus Cristo, que é completamente real.
A Origem da Tradição Natalina
O Natal não foi sempre assim, cheio de coisas legais e coloridas.
Ele começou a ser comemorado oficialmente por volta do século IV e foi instituído pela liderança católica para substituir o festival que celebrava o deus Sol, no solstício de inverno.
Desde então, que a data celebra o nascimento do Filho de Deus.
O Nascimento de Jesus é o verdadeiro Natal
Desde os tempos antigos que o Senhor Deus prometeu que enviaria um Salvador do mundo (Isaías 9:6-7). Alguém que promovesse a reaproximação entre Deus e o ser humano, visto que a nossa comunhão natural com o Criador foi perdida no Éden, após o erro de Adão e Eva.
A cidade onde isso deveria acontecer era Belém-Efrata. De acordo com a profecia, dela sairia o Rei Eterno do povo de Deus.
O que de fato aconteceu, quando José e Maria voltaram de Nazaré para sua cidade natal (Belém). Maria que estava grávida entrou em trabalho de parto.
Não tendo hospedaria disponível, eles se acomodaram em uma manjedoura, e ali Maria deu à luz a Jesus Cristo.
Os Reis Magos
Guiados por uma estrela, três reis magos vieram do Ocidente para reverenciar Jesus. Quando a estrela finalmente parou de si movimentar, eles identificaram o lugar em que Jesus estava, e entraram.
Quando viram o menino, eles se prostraram e adoraram ao Senhor e o presentearam com: ouro, incenso e mirra (Lucas 2:9-11).
A atitude dos reis magos é belíssima, e deve ser a nossa, não apenas no Natal, mas todos os dias da nossa vida.
Quando eles encontraram Jesus, também havia muitas distrações. Mas para eles o Filho de Deus era onde o foco deles deveria estar.
Em nossos dias, somos tentados a dar glória a Noel e sua fantasia. Mas podemos resistir, e adorar ao verdadeiro Deus que nos abençoa e muda a nossa vida.
Os Pastores de Belém
Enquanto Jesus estava nascendo na manjedoura, havia pastores de ovelhas cuidando de rebanhos (Lucas 2:1). De repente, eles foram surpreendidos por uma luz gloriosa e uma voz angelical que lhes deu a boa notícia do nascimento do Messias e as instruções de como encontrá-lo.
Antes que eles partissem, um grande e maravilhoso coral de anjos apareceu e começou a louvar a Deus por causa do nascimento de Jesus.
Eles davam “Glória a Deus e declaravam paz aos homens na Terra”. (Lucas 2:11-14)
Ao ver tudo aquilo, eles tomaram uma decisão: “vamos a Belém visitar o menino!”. E correram para lá imediatamente.
Ao encontrar o lugar em que Jesus estava, eles maravilhados, contaram sobre como Deus os havia encontrado e dito sobre o nascimento de Seu Filho.
Em nossos dias, Deus de muitas maneiras nos cerca com a intenção de chamar a nossa atenção e nos direcionar para o encontro de Jesus.
Os pastores tinham escolha?
Sim, claro!
Eles poderiam pensar – Que “doidera” hein! Vou lá em Belém nada. É muito longe. Esses anjos escandalosos me encheram de medo. Vou ficar aqui mesmo.
Não foi isso que eles fizeram. Eles seguiram a direção de Deus.
O verdadeiro significado do Natal para os cristãos, está em ir ao encontro do conhecimento de Cristo. É celebrar a encarnação do Filho de Deus.
Para as pessoas que creem assim, haverá paz!
Os Símbolos do Natal
Em nossos dias, alguns cristãos consideram o Natal uma festa pagã, e não cristã por causa dos símbolos que são utilizados.
Histórica e teologicamente falando, não há argumentos que defendam ou proíbam um cristão de celebrar a data. É algo que está mais relacionado a consciência de cada um.
Sobre assuntos dessa natureza, o apóstolo Paulo nos aconselha em Romanos 14, a agir de acordo com a nossa fé e a sinceridade do nosso culto.
Particularmente, eu sigo a sintonia da tradição de que o Natal é uma data cristã que celebra o nascimento de Jesus e é uma oportunidade maravilhosa de compartilhar o conhecimento da revelação de Deus através de Seu Filho, com as pessoas que ainda não o conhecem.
Sendo assim, o sentido do Natal para o cristão pode ser resumido em alguns de seus símbolos:
- A estrela – representa a estrela que guiou os reis magos até Belém;
- Os presentes – O ouro, o incenso e a mirra entregue a José e Maria como presente para Jesus;
- O presépio – uma ilustração da manjedoura, do menino da promessa, dos reis e dos pastores;
- A árvore – Jesus como a videira verdadeira, aquele sobre quem todos os seus irmãos se ajuntam;
- As luzes – Jesus como a luz do mundo;
- A ceia – Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Conclusão
O Natal terá o sentido que você determinar. É um tema não abordado na Bíblia, no sentido que conhecemos hoje. A data nasceu do desenvolvimento da humanidade e da comunhão da Igreja de Jesus.
Há quem defenda de maneira enérgica, que o significado do Natal é completamente pagão e não glorifica a Deus, pois Jesus não nasceu em 25 de dezembro.
E há quem acredite, assim como eu, que a data é uma celebração do nascimento do Filho de Deus, e a maior dádiva do Senhor aos homens.
Dessa forma, fica a seu critério celebrar ou não.
Contudo, não julgue quem pensa diferente (Romanos 14), procure conhecer suas motivações.
Deus abençoe!
E que sua vida seja sempre um FELIZ NATAL!
Você leu o estudo?
ONDE, BÍBLICAMENTE FALANDO, ENCONTRA-SE BASE PARA A COMEMORAÇÃO DO ( natal ), E PRINCIPALMENTE COM DATA FIXADA – 25 DE DEZEMBRO -.
ESTE É UM TIPO DE ENSINO FALSO e ENGANADOR.
QUEM É COMPETENTE PARA FORMALIZAR – 25 de dezembro – COMO SENDO A DATA NATALÍCIA DE = JESUS CRISTO =; não fontes que comprovem, mas há fontes de desaprovem tal mentira.
Paz do Senhor.
Observando esse estudo, fala em três reis magos, não são três, nem reis eles eram. Mateus relata alguns magos do Oriente.
Obrigado vcs me ajudaram muito