A mentira é um dos piores males do mundo. Ela é sedutora, aparentemente mais fácil e cheia de vantagem. No entanto, ela é com certeza a principal arma do diabo para nos afastar de Deus. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não use a mentira para beneficiar a si mesmo, até mesmo entre os cristãos.
Sendo assim devemos nos conformar?
Claro que não!
Por isso, nesse estudo bíblico você vai ver qual é a origem da mentira, como o cristão deve lidar com ela e sua relação com as obras das trevas. Leia até o final e aproveite!
A Origem da Mentira
Sua paternidade não é atribuída a Deus, o pai da mentira, isto é, o seu criador é o diabo (João 8:44). É nele que está sua origem. Não é em vão que ele tem esse nome. A palavra diabo é originária do grego diábolos, que significa caluniador ou acusador.
A primeira mentira foi contada por ele a Eva, no Éden (Gênesis 3.1-4). Ela induziu o casal ao erro, e consequentemente a morte e o pecado entraram na humanidade.
O Senhor Jesus Cristo afirma que o diabo foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Sendo assim, podemos entender que mentir é uma forma de assassinato. Quando mentimos assassinamos a verdade.
No diabo não há verdade. A única linguagem que ele conhece é a mentira. Levando em consideração que o sistema de vida do “mundo” está sob seu domínio, ele se utiliza de diversos elementos para mentir a humanidade. São formas de conduzi-la ao erro, assim como fez com Adão e Eva.
Já ouvi alguns cristãos dizer, principalmente estudiosos: “A Bíblia é a mãe de todas as heresias! ”. Essa afirmação é um grande erro (1 João 2:21).
O apóstolo João diz que nenhuma mentira procede da verdade. A Bíblia é a verdade, a Palavra Santa de Deus. Embora Satanás a utilize frequentemente para criar ou embasar seus muitos enganos, a fonte não é a Bíblia, é ele mesmo.
O Cristão e a Mentira
Agora que sabemos qual a origem da mentira, vamos analisar a forma como o cristão deve lidar com ela. À Igreja de Éfeso o apóstolo Paulo diz que, cada um… “deve abandonar a mentira e falar a verdade” (Efésios 4:25).
Não podemos mentir! Somos testemunhas de Jesus, que é a expressão da luz e da verdade. Nele não há nenhuma “treva”, ou engano (I João 1.5).
Por isso, nenhuma manifestação da mentira deve ser encontrada nas áreas das nossas vidas. Isso porque cada um de nós, cristãos, somos membros do corpo de Cristo, a Igreja. Somos sal e luz!
Qualquer cristão que seja dependente ou praticante do engano, precisa nascer de novo. Quando o apóstolo João viu os céus abertos em Patmos, o anjo lhe mostrou os santos que haviam morrido e agora estavam diante de Deus.
Dentre tantas coisas eles tinham algo em comum: “Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados”. (Apocalipse 14:5).
A Mentira e o Anticristo
O espirito do Anticristo opera principalmente por meio da mentira e do engano (2 Tessalonicenses 2:9-12). O seu grande objetivo é desviar a humanidade das Palavras ditas por Deus a nós por meio da Bíblia Sagrada.
Assim como fez com Adão e Eva, ele procura desvirtuar, manipular e trapacear o que Deus nos diz. O Senhor disse a Adão e Eva que não comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a serpente maligna, distorceu as palavras e disse à mulher que eles não morreriam, mas seriam conhecedores do bem e do mal, assim como Deus (Gênesis 3:4,5).
A proposta do diabo nos nossos dias é a mesma. Pegar aquilo que Deus diz através de sua Palavra, e dizer: “Não é bem assim, é óbvio que você pode fazer de outro jeito”.
É dessa maneira que se manifesta o espirito do Anticristo. Como o próprio nome diz, ele é contrário a Jesus Cristo.
No entanto, essa manifestação de engano que se dá por meio de imagens de escultura que curam, operações de maravilhas feitas por médiuns, bruxarias, etc., são na verdade, a permissão de Deus.
Mas porquê Deus permite?
É uma forma de julgamento contra aqueles que ouvem a Sua Palavra e escolhem não crer nela, naquilo que Ele diz. Perceba que no deserto Moisés enfrentou esse cenário. O Senhor lhe deu poder para transformar a vara em serpente, da mesma forma os feiticeiros egípcios o fizeram, transformando suas varas em serpente.
Um detalhe, no entanto, faz toda a diferença. A serpente de Moisés devorou as serpentes egípcias (Êxodo 7.10-12). Isso ocorrerá sempre. O diabo pode até manifestar algum poder e influenciar algumas pessoas, mas o poder de Deus irá sempre devorar a ele e aos que o seguem.
A Mentira e o Juízo de Deus
Uma das manifestações mais comum da mentira nos nossos dias é a idolatria. O culto, a reverência e a fé em imagens de esculturas ou quaisquer outras divindades que representam pessoas, entidades, animais, etc.
Essa é uma prática antiga da humanidade. Paulo diz que, trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (Romanos 1:23 – 25)
Deus odeia isso!
De acordo com o apóstolo Paulo, as relações homossexuais é uma das manifestações do juízo de Deus contra a humanidade, de uma forma geral. Ele diz, “Deus os entregou a paixões vergonhosas” (Romanos 1:26,27).
Quando o Senhor criou Adão e Eva, um de seus objetivos era “povoar a Terra”. Visto que a relação entre um homem e uma mulher gera filhos, a intenção dele era a de que a humanidade crescesse. Se desenvolvesse.
Ao contrário disso, as relações homossexuais são estéreis.
Ao manifestar seus juízos por meio dessa forma de relacionamento, de acordo com o apóstolo o Senhor Deus está encaminhando a humanidade para o seu fim. A intenção dele é exatamente oposta a primeira.
Ainda no campo da sexualidade, os jovens não querem mais conservar a virgindade até o casamento. Começam a namorar ou não, e logo, logo, já estão tendo relações sexuais. Ferindo completamente o mandamento de Deus sobre o sexo (Hebreus 13.4).
A relação sexual perdeu completamente o seu objetivo. Selar a união entre duas pessoas que se amam e fizeram aliança diante de Deus e dos homens, de viver juntos na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza até que a morte os separe. O prazer do sexo honra a Deus nesse contexto.
Nos nossos dias as pessoas mal se conhecem e já vão “pra cama”. Isso desonra a Deus, e promove uma série de males a sociedade (Romanos 1:28-32).
A nossa sociedade é cada vez mais contrária aos princípios cristãos. Nunca fomos tão maus. Nunca se viu tantas mazelas sociais. Os planos dos líderes mundiais para melhorar as coisas, só as levam a piorar.
Isso porque as nações, as lideranças, as comunidades estão cada vez mais longe do que é realmente sagrado. A mentira se tornou verdade para eles. “A voz de deus é a voz do povo!”. Gritam.
De fato! A voz do deus deste século, o diabo, que cega o entendimento dos homens. Não a voz do Deus Soberano, criador dos céus e da Terra. A voz dele é única. Inconfundível.
Há uma aprovação generalizada ao prazer. O prazer sem escala de limites. O limite é o próprio prazer. Onde cada um é o seu próprio deus. O resultado são milhões de assassinatos, mortes em trânsito, roubos, latrocínios, abusos sexuais, atentados terroristas, divórcios, etc.
Caminhamos de forma acelerada em direção ao penhasco da desorganização dos conceitos de família e sociedade saudáveis. Tudo isso são formas de Deus manifestar seus juízos contra as mentiras do diabo, também contra aqueles que acreditam nele.
A mentira é algo tão sério, que os que a praticam, ou acreditam nela, não herdarão o Reino de Deus (Apocalipse 22:15).
Conclusão
A mentira é principal ferramenta do diabo na missão de conduzir a humanidade ao inferno. Ele a utiliza de forma hábil e comumente eficaz porque ela é sua criação. Ao contrário do nosso Deus, que é tremendo e Todo-poderoso, só há uma coisa que lhe é impossível fazer. Mentir! (Hebreus 6.18).
Não se deixe levar pela mentira, pelo engano. Estude constantemente a Palavra de Deus, em oração e rogue ao Espírito Santo que abra seu entendimento para compreender a vontade de Deus.
Se deseja acrescentar algo, tirar dúvidas, dar sua opinião, deixe em forma de comentário, será muito proveitoso saber o que você pensa sobre o assunto e compartilhe com seus parentes e amigos.
Deus abençoe!
Meu Deus coisa linda esse eatudo , ta me ajudando muito na escola biblica. Só GRATIDÃO.
Boa tarde tenho um problema com a mentira ela esta comigo desde criança como resolver isso como sair dela sempre que eu vou usala tem que ser ao meu favor e eu não quero isso me sinto tão chateado com mal estar achando que vou ter lucro com isso se prejudicar alguém preciso de ajuda por favor amém
Você entendeu certo, mas com relação a última pergunta é algo mais relacionado ao bom senso do que a “mentirinhas”. Por exemplo, seu patrão é um cara insuportável. Para você é um tormento ter de lidar com ele todos os dias. Mas você precisa do emprego. A pergunta é: você vai dizer tudo o que sente por ele, na lata, ou vai suportá-lo?
Ou, você vai visitar um recém-nascido e o bebê é horrível, você percebe que a mãe diz o tempo todo – Meu Deus como é LINDO!
O que vai fazer? Dizer a ela que está enganada, que o bebê dela parece muito com os filhos do Shrek?
No mínimo ficamos calados, mas o bom senso nos diz que não devemos contrariá-la.
Esse princípio se aplica a tudo na vida, por isso eu não chamo de mentirinha “mas bom senso”.
Olá, pelo seu texto eu entendi que a mentira que Deus desaprova é aquela cometida contra as escrituras sagradas, quanto a verdade sobre Jesus Cristo, seria essa a enganação que o Anticristo promove que Deus repudia, é isso? E também as mentiras que levam ao cometimento do mal ou para esconder algum pecado de Deus, tentativa claro pq Deus sabe de todas as coisas, mas digo na nossa intenção de mentir a Deus! É isso? Já as mentirinhas que praticamos diariamente para manter uma convivencia saudável entre a sociedade e aquelas mentirinhas que visam evitar um mal maior, essas não teriam problemas?
paz do senhor muito obrigado por esse material,foi algo que procurava para meu sermao de hoje
DEUS O ABENCOE VC E SUA FAMILIA E MINISTERIO.31988583817
Existe mentira e mentirinha mais ou menos tipo eu comprei uma coisa pra mim meu marido não precisa saber mais ou menos nesse raciocínio!
Amei este estudo sob a mentira muito oiprimeiramente Deus por lhe usar para esclarecer o assunto e depois al senhor por se deixar usar por ele parabéns pelo o estudo.
Muito obrigada por ,hoje, me ajudar, estava tão angustiada, sem saber o qu fazer, mas vc me ajudou com suas palavras de amor a verdade, tenho 70 anos de idade e estava meia perdida pelo medo que tenho do espírito do engano.obrigado querido que Deus o abençoe.
A satisfação é toda minha Rafael. Ser útil a Jesus e a sua igreja são meus objetivos.
Suas palavras me encorajam muito.
Deus o abençoe!
Naturalmente esse trabalho abençoado seu é uma obra divina, graças a Deus venho fazendo estudos sobre muitos temas, e o senhor através de suas atribuições bíblicas está fazendo a diferença na minha vida. Muito obrigado e que Deus o abençoe
Gostei muito desse estudo, ele tirou muitas duvidas e fez um esclarecimento total sobre esse tema. Que Deus o abençoa. Sou membro da Primeira Igreja Batista de Jaciara-MT desde 13/12/2015.
Se morrer assim a tendencia e ir pro inferno se não se houver um arrependimento, se der tempo na vida.
Nossa como a mentira faz parte de uma pessoa eu fico pensando ate onde e ate quando essa pessoa vai,eu tenho uma cunhada gente como ela mente, conversando assim contigo ela mente discaradamente eu fico só ouvindo e pena<indo q mentirosa
Não!
Omitir é mentir?
Maria, de fato Abraão não mentiu, Sara era mesmo sua irmã por parte de pai.Não precisa mentir e nem falar suas verdade se não quiser, basta apenas responde: Não quero tocar no assunto, não me sinto à vontade em responder, prefiro não comentar, e por ai vai.
Excelente o estudo
Paz Maria!
Nos relacionamentos existe algo chamado bom senso. Observe o que está escrito:
Corra ao encontro dela e lhe pergunte: ‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho? ’ ” Ela respondeu a Geazi: “Está tudo bem”. (2 Reis 4:26)
A mulher disse ao servo do profeta que estava tudo bem, mas o fato é que seu filho estava morto. Ela sabia que apenas Eliseu podia ajudá-la. Ela não contou nem mesmo ao seu marido que o filho estava morto, para não alarmá-lo.
Contudo, ao chegar diante de Eliseu, que realmente podia ajudá-la ela derramou sua alma.
Recomendo que você leia esta história de 2 Reis 4, ela vai lhe ajudar a compreender melhor o assunto.
Eu tenho uma dúvida que me tem consumido. Mentir é pecado mas então significa que temos que falar toda mas toda a verdade seja em que momento for. Por exemplo eu sempre ouvi dizer que mesmo que as coisas na nossa vida estejam mal, se nos perguntarem como vamos devemos dizer que está tudo bem. Se alguém chega para mim e me pergunta algo sobre a minha vida (às vezes não por preocupação mas para ficar a saber sobre a minha vida), eu tenho que dizer a verdade nua e crua. O rei Davi uma ocasião fez-se de doido para escapar dos inimigos, Abraão mentiu dizendo que Sara era sua irmã. Quando usamos de uma falsidade para protecção, ou para não exposição ou para não magoar alguém ainda assim, aos olhos de Deus é pecado? Tenho essa angústia dentro de mim
Gostei, quero compartilhar com outros amigos!