Em Daniel 12, vemos o fim do período das revelações feitas a Daniel. Agora ele já previu o tempo do cativeiro na Babilônia, o futuro dos principais impérios da Terra em sua época, o surgimento de Antíoco Epifânio e a profanação do Templo em Jerusalém, a Segunda vinda de Jesus e o Julgamento final.
A grandeza das revelações deixa Daniel curioso sobre seu cumprimento. O anjo Gabriel lhe aponta que em alguns anos, algumas delas se cumprirão. Outras não!
Então o anjo ordena que ele siga a vida, descanse e depois ele tomará conhecimento de tudo.
É muito importante ter em mente que não saberemos de tudo, em um único momento. Paciência, perseverança e fé são fundamentais para uma vida cristã equilibrada e sadia.
Aquilo que Daniel podia saber naquele momento, lhe foi revelado. O que não podia, foi guardado. Assim é conosco. Há muitas coisas na vida que precisam de resposta de Deus. Ele as dará, no tempo determinado. Enquanto isso, siga sua vida e descanse.
Esboço de Daniel 12:
Dn 12.1: Um tempo de angústia
Dn 12.2,3: A ressurreição dos mortos
Dn 12.4,5: O tempo do fim
Dn 12.7: O tempo do cumprimento
Dn 12.8-10: Palavras seladas
Dn 12.11-13: O recebimento da herança dos santos
Daniel 12 estudo em vídeo
Daniel 12.1: Um tempo de angústia
Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. (Dn 12.1)
Sem dúvida, quando a revelação contida no capítulo 12 foi dada a Daniel, ele estava preocupado com o destino de seu povo.
Agora, na conclusão desta visão, o anjo consolou Daniel revelando dois fatos. Primeiro, o povo de Israel será libertado pela intervenção de Miguel, o príncipe dos anjos, que é o protetor de Israel.
Na Grande Tribulação Satanás tentará exterminar todos os descendentes de Abraão (ver Apocalipse 12:15). Este será um tempo de grande angústia sem precedentes para Israel (ver Mateus 24:21).
O ataque de Satanás contra o povo do reino será parte de seu esforço para impedir o retorno e o reinado de Cristo.
A libertação de Israel, o “povo” de Daniel, não se refere à salvação individual, embora um remanescente seja salvo, mas sim à libertação nacional da subjugação aos gentios.
Daniel 12.2,3: A ressurreição dos mortos
2 Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. 3 Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre. (Dn 12.2–3)
O segundo fato que consolou Daniel é a promessa de que os que dormem ressuscitarão. Muitos judeus perderão suas vidas nas mãos dos gentios nos eventos revelados no capítulo 11.
Dormir no pó da terra não significa existência inconsciente na morte. Significa simplesmente que uma pessoa morta parece estar dormindo.
O corpo está “adormecido”, não a alma (ver 1 Tessalonicenses 4:13). Os judeus incrédulos serão ressuscitados para vergonha e desprezo eterno e não participarão das bênçãos da aliança.
Judeus, porém, que acreditam que o Messias será ressuscitado corporalmente para a vida eterna e para posições de honra no reino milenar de Cristo. Sendo glorificados no reino, eles resplandecerão como o resplendor dos céus.
Eles serão sábios, pois confiarão no Messias mesmo que isso resulte em seu sofrimento.
Esta mensagem de que Deus se lembrará de Sua aliança e cumprirá tudo o que prometeu a Israel – apesar de seus sofrimentos nas mãos dos gentios – será um consolo que, por sua vez, fará com que eles conduzam outros à justiça.
Nenhuma justiça do povo de Deus fica sem recompensa, então aqueles que são fiéis sob perseguição brilharão como as estrelas para todo o sempre.
A ressurreição dos crentes mortos na Tribulação ocorrerá na segunda volta de Jesus (ver Apocalipse 20:4). Os mortos incrédulos, no entanto, serão ressuscitados para “desprezo eterno” e tormento no final do reinado de 1.000 anos de Cristo.
Daniel 12.4-6: O tempo do fim
4 Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento”. 5 Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá. 6 Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio: “Quanto tempo decorrerá antes que se cumpram essas coisas extraordinárias?” (Dn 12.4–6)
Compreensivelmente, Daniel e seus leitores imediatos não poderiam ter compreendido todos os detalhes das profecias dadas neste livro. Até que a história continuasse a se desenrolar, muitos seriam capazes de entender essas revelações proféticas.
Mas Deus indicou que haveria um maior entendimento do que Daniel havia escrito. As pessoas hoje, olhando para trás na história, podem ver o significado de muito do que Daniel previu.
E no tempo do fim as palavras deste livro que foram seladas, isto é, mantidas intactas, serão entendidas por muitos que procurarão obter conhecimento dela.
Isso será na Tribulação.
Mesmo que o povo de Daniel não tenha entendido completamente as profecias deste livro, as previsões os confortaram. Eles foram assegurados de que Deus acabará por libertar Israel dos gentios e trazê-la para as Suas promessas da aliança.
A Grande Tribulação
Esta seção inclui dois pedidos (um de um anjo e outro de Daniel) e duas respostas angélicas. O primeiro pedido está nos versículos 5–6, e a primeira resposta está no versículo 7.
A segunda pergunta está no versículo 8, e a segunda resposta está nos versículos 9–13. Evidentemente, dois anjos atenderam o mensageiro angélico, que provavelmente era Gabriel.
Um dos anjos do outro lado do rio (o Tigre) chamou um anjo que estava ao lado de Gabriel e perguntou: Quanto tempo levará até que essas coisas surpreendentes sejam realizada?
“Essas coisas extraordinárias” provavelmente se referem aos eventos registrados em Daniel 11:36-45, que dizem respeito à ocupação final de Israel pelo vindouro governante gentio.
Daniel 12.7: O tempo do cumprimento
7 O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por aquele que vive para sempre, dizendo: “Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão”. (Dn 12.7)
Gabriel respondeu ao anjo inquiridor que esses eventos se cumprirão em um tempo, tempos e meio tempo, isto é, em três anos e meio. Embora esse governante final reine por sete anos, a primeira metade será um tempo de relativa paz para Israel.
Eles estarão desfrutando dos benefícios da aliança que este rei fará com eles (9:27). Israel será “uma terra de aldeias não muradas”, uma terra em que o povo estará “sem muros, sem portões e sem ferrolhos” (Ezequiel 38:11).
Mas o Anticristo quebrará essa aliança (Daniel 9:27) perto da metade das 70 “semanas” (anos). Então o rei do Sul e o rei do Norte invadirão Israel (Daniel 11:40).
Depois de destruir esses dois exércitos, esse rei gentio (o Anticristo) se mudará para Israel, ocupará a terra e estabelecerá sua sede política e religiosa em Jerusalém.
Ele reinará em Jerusalém como rei e deus e se tornará o maior perseguidor que Israel já conheceu (Apocalipse 13:5-7). O poder de Israel será quebrado por seu poder implacável, e então no final da Tribulação todas essas coisas serão completadas.
Daniel 12.8-10: Palavras seladas
8 Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: “Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?” 9 Ele respondeu: “Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim. (Dn 12.8–10)
Então Daniel dirigiu uma pergunta a Gabriel, a quem chamou de meu senhor. Daniel perguntou: Qual será o resultado de tudo isso? Ele queria conhecer o programa de Deus para Israel além do período da Tribulação.
Poucas informações sobre as bênçãos de Israel no reinado milenar após o Segundo Advento de Cristo foram dadas a Daniel, embora ele soubesse que o reino eterno de Deus será estabelecido e os santos possuirão (governar) esse reino.
Muitas dessas profecias foram dadas por meio dos profetas e mais seriam dadas por meio de profetas que ainda estavam por vir (Ageu, Zacarias, Malaquias).
Como o anjo já declarou, as palavras devem ser fechadas e seladas até o tempo do fim (a segunda metade da 70º “semana”). Nesse período de tempo muitos judeus se voltarão para o Salvador, e como resultado serão purificados espiritualmente, imaculados e refinados.
Mas os ímpios continuarão em seus caminhos, seguindo e adorando o Anticristo, o governante mundial. O que Deus revelou a Daniel continuará sendo obscuro para eles, mas os sábios entenderão .
Daniel 12.11-13: O recebimento da herança dos santos
11 “Depois de abolido o sacrifício diário e colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias. 12 Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”. (Dn 12.11–13)
O anjo disse que 1.290 dias serão contados a partir do momento em que o sacrifício diário for abolido e a abominação que causa desolação se estabelecer.
A última metade das 70 “semanas” (anos) é “um tempo, tempos e metade de um tempo” (ver Daniel 7:25 e Apocalipse 12:14), que são três anos e meio. Também é designado como 42 meses (ver Apocalipse 11:2,3) ou 1.260 dias.
Como então pode ser explicada a variação de 30 dias (1.290 em comparação com 1.260)?
Alguns sugerem que os 30 dias se estenderão além do fim da Tribulação, permitindo o julgamento de Israel e o julgamento das nações. Outra possibilidade é que os 1.290 dias comecem 30 dias antes da metade das 70 “semanas”, quando o governante mundial estabelecerá “a abominação que causa desolação” (Mateus 24:15).
Os 1.290 dias podem começar com um anúncio sobre a abominação, feito 30 dias antes da abominação ser introduzida. Esta abominação, como dito anteriormente, será uma imagem dele mesmo (ver Apocalipse 13:14-15) e será o símbolo deste sistema religioso.
A bênção é pronunciada sobre aquele que espera e vive para ver o fim dos 1.335 dias. São 45 dias adicionais além dos 1.290 dias. Quarenta e cinco dias após o fim da Tribulação, as tão esperadas bênçãos de Israel serão derramadas
Isso pode marcar a bênção do Milênio; ou pode ser quando Cristo, que terá aparecido nos céus (Mateus 24:30) 45 dias antes, realmente descerá à terra, Seus pés tocando o Monte das Oliveiras (ver Atos 1:11).
Para os crentes, a vinda de Cristo é uma bênção e uma esperança gloriosa.
Daniel não viveu para ver muitas de suas profecias cumpridas. Ele, disse o anjo, descansaria, isto é, na morte. Mas ele será ressuscitado para receber sua herança no Milênio.
Por causa da fé de Daniel em Deus, ele levou uma vida de serviço fiel a Ele, e por essa fé e obediência ele receberá uma gloriosa recompensa.
Todos os que como Daniel confiam no Senhor compartilharão as bênçãos de Seu reino milenar.
Motivos de oração em Daniel 12
Oro para que:
- Deus fortalece seu povo;
- Nos ajude a suportar as tribulações por amor ao seu nome;
- Sejamos fieis até o fim, como Daniel.
Boa noite. Sobre o comentário do(a) s.m. em relação a Daniel 12.7, refere-se ao momento em que o anticristo tomar o templo de Jerusalém e determinar o fim dos sacrifícios de animais e impor a adoração a si mesmo.
Glória a Deus por esse estudo 🙏. Pra está sendo uma benção.
Muito bom , quero aprender a palavra de Deus.
Nesse capitulo de Daniel eu aprendo o quanto devemos ser vigilante sobre o fim dos tempos, pois muitos sinais estão ai aparecendo mais o povo em si estão com os olhos vedado esperando melhoria de uma vida que não vai se cumprir nesse mundo, pois quanto mais o povo luta por paz mais dor e violência acontece.
O povo precisa entender que a paz só em Jesus quando ele vier buscar seus eleitos, pois vigiaremos e aguardando no Senhor porque sem Santificação ninguém vera a Deus.
Glorifico ao Deus q fez céu e Terra pela graça d ouvir falar da profecia d Deus. Atravéz d Daniel e aumentar este conhecimento amém
Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão”. DANIEL 12:7 O que significa ” quando o poder do povo santo for quebrado”. ? Procurei em vários estudos e até agora não vi nenhum esclarecimento sobre isso.
O povo ainda está despercebidos pensando que as coisas vão melhora eu quero dizer que não vão Jesus está voltando acorda igreja acorda já é hora de despertamos
Que possamos estar vigilantes e nunca distraídos, porque ele cedo vem.
É incrível como tem acontecido muitas coisas em baixo dos nossos olhos. Meu Deus abra nossos olhos!
Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.
gostei bastante do estudo. Sou da Primeira Igreja Batista de Nova Olinda Pb.Deus te abençõe sempre. ????