No Salmos 110, o Salmista nos apresenta descrições precisas da soberania e domínio do Messias. Durante uma de suas discussões com os fariseus, o Senhor Jesus Cristo citou um de seus trechos (Mateus 22:44; Lucas 20:42-44), durante sua pregação em Pentecoste Pedro o citou como profecia referente a Jesus (Atos 2:3,4) e o apóstolo Paulo também fez referência a ele, quando ensinou sobre a ressurreição (1 Coríntios 15:25).
É um Salmo completamente messiânico. Ele nos mostra que o sacerdócio de Jesus, ao contrário dos demais é eterno, ou seja, a glória de Deus em Cristo jamais será revogada.
Aqui, vemos pelo menos quatro características relacionadas à Cristo:
Divindade – Davi o rei terreno, testemunha a conversa entre Deus (Y’ehovah ou Yahweh) e o Rei Eterno (“meu Senhor”; Jesus). Durante o diálogo, Deus pede que o Seu Rei eterno aguarde um pouco para que Seu governo se estabeleça.
Governo – o domínio de toda a Terra lhe pertencerá para sempre e todos os seus inimigos serão derrotados.
Sacerdócio eterno – superior ao sacerdócio instituído em Levíticos, que era sujeito ao tempo e as circunstâncias naturais.
Juiz de toda a Terra – a autoridade para julgar todas as questões relacionadas à vida e a humanidade, foram dadas a Jesus (João 5:22). Ele é o justo juiz que estabelecerá a justiça de Deus sobre a Terra e recompensará a cada um, segundo as suas obras.
Esboço de Salmos 110:
110.1 – 3: Senta-te à minha direita
110.4 – 7: Sacerdote Eterno
Salmos 110.1 – 3: Senta-te à minha direita
1 O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.
2 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!
3 Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.
Salmos 110.4 – 7: Sacerdote Eterno
4 O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.
5 O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.
6 Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.
7 No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.