No Salmos 123, o Salmista descreve sua angústia, causada pela humilhação daqueles que lhe oprimem. Este salmo foi escrito, provavelmente, durante o período do cativeiro. Daí a linguagem mais “serviçal” estar empregada.
Contudo, devemos ficar mais atentos a lição. O Salmo 123 nos ensina a depender de Deus. A esperar dEle, de suas mãos a nossa provisão e socorro.
Deus é poderoso para suprir nossas necessidades e cumprir o desejo do nosso coração. Ele é capaz de mudar e restaurar a nossa sorte. A situação de desprezo, vergonha e dor não precisa persistir para “sempre” em nossas vidas.
Podemos clamar a Deus, dizer a ele que estamos cansados da zombaria e confessar que esperamos e confiamos em sua salvação.
Ao perseverar em oração, não cedemos as tentações de resolver as coisas por nós mesmos, ou de revidar a maldade do ímpio. Diante do trono de Deus, podemos derramar nossa alma e esperar o socorro do Senhor, porque em breve ele virá.
Esboço de Salmos 123:
123.1,2: Como servos e servas
123.3,4: Cansados da zombaria
Salmos 123.1,2: Como servos e servas
1 A ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.
2 Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.
Salmos 123.3,4: Cansados de zombaria
3 Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.
4 Estamos cansados de tanta zombaria dos orgulhosos e do desprezo dos arrogantes.
excelente comentário. Me ajudou muito na mensagem que o Senhor me inspirou a escrever.
muito obrigado