Em 2 Samuel 17 vemos que Absalão tem consigo dois conselheiros, Aitofel e Husai. As estratégias que Aitofel apresenta a Absalão teriam lhe dado a vitória sobre Davi, pelo menos analisando o aspecto humano.
Por outro lado, Davi não seria destituído do trono, porque o Senhor prometeu que sua linhagem permaneceria para sempre, sobre Seu povo.
Com isso, vemos o outro conselheiro, Husai. Em seu coração ele era leal a Davi, e suas palavras a Absalão foram as de um plano que levaria o príncipe louco à ruína, e a esse conselho, Absalão seguiu.
Vendo que Absalão tinha aceitado o conselho de Husai, Aitofel ficou tão contrariado que se enforcou, registrando o primeiro suicídio da Bíblia (v.23.).
Aqui o que se percebe é a Soberania de Deus em atuação. Por mais que Absalão fosse instrumento de juízo, ele jamais tiraria o trono de Davi.
No final, Deus sempre age. E vemos que Ele não precisa fazer estardalhaços, mas dá apenas alguns toques na história para que o rumo das coisas apresente o resultado que Lhe é desejado.
Isso nos passa a segurança de orar: “Senhor, que em minha vida seja feita tua vontade, e que eu sempre siga a sua direção, para onde quer que ela aponte”.
O governo de Deus é infinitamente melhor que o nosso, então é melhor deixar que Ele controle as nossas decisões.
Esboço de 2 Samuel 17:
2 Sm 17.4-14: O infiltrado
2 Sm 17.17-23: Os informantes
2 Sm 17.24-29: Os aliados
Estudo de 2 Samuel 17 em vídeo
>>> Se inscreva no Canal do Jesus e a Bíblia
2 Samuel 17.4-14: O infiltrado
Aitofel disse a Absalão: “Permite-me escolher doze mil homens, e partirei esta noite em perseguição a Davi…4 Esse plano pareceu bom a Absalão e a todas as autoridades de Israel. 5 Entretanto, Absalão disse: “Chamem também Husai, o arquita, para que ouçamos a opinião dele”. 6 Quando Husai entrou, Absalão lhe disse: “Aitofel deu-nos o conselho dele. Devemos fazer o que ele diz, ou você tem outra opinião?”…14 Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel, a fim de trazer ruína sobre Absalão. (2 Sm 17.4–14)
O segundo conselho que Aitofel deu a Absalão foi que ele, Aitofel, deveria receber autorização e apoio de Absalão para perseguir Davi a fim de matá-lo, e trazer de volta, em paz todos os que partiram com ele, principalmente os soldados.
Com o rei morto, seus seguidores certamente voltariam a Jerusalém sem resistência, concluiu Aitofel. Ansioso por uma segunda opinião, Absalão chamou Husai e perguntou-lhe se o conselho de Aitofel era sábio.
Husai disse a Absalão que Davi e seus homens, que mesmo exaustos, seriam mais corajosos e temíveis do que nunca.
Como um urso selvagem cujos filhotes foram roubados, o rei Davi, ficaria furioso com a perda de seu reino, disse Husai, . Mover-se contra ele agora seria tolice. As baixas iniciais, que certamente ocorreriam, fariam os homens de Absalão perderem a esperança na vitória e, assim, o plano fracassaria.
Seria muito melhor, Husai continuou, para Absalão esperar até que ele pudesse reunir um enorme exército e então atacar. Davi e seu exército poderiam então ser derrotados.
Absalão ficou impressionado com as palavras de Husai e decidiu seguir sua instrução, rejeitando a de Aitofel. Contudo, o texto Sagrado nos diz que isso foi feito pelo Senhor, para frustrar o conselho de Aitofel e trazer desastre para Absalão.
Isso me ensina algumas coisas.
Aqui, vemos que a misericórdia de Deus, prevalece. Mesmo colhendo o fruto de seus erros, Davi mantém um coração quebrantado e isso faz com que o Senhor frustre os planos de Absalão com relação a Davi.
No texto, fica claro que o conselho de Aitofel levaria Absalão a vitória. Mas Deus não permitiu.
Vemos que, Davi e seus homens por mais capazes que fossem não escaparam por causa de suas habilidades, mas por causa do agir de Deus.
Temos dificuldades em confiar no agir de Deus porque o nosso coração é incrédulo e mau, mas o Senhor é fiel e seus planos são melhores que os nossos.
De fato, a vitória vem do Senhor!
2 Samuel 17.17-23: Os informantes
17 Jônatas e Aimaás…foram informar o rei Davi. Falaram-lhe do conselho que Aitofel dera contra ele, e lhe disseram que atravessasse imediatamente o Jordão. 22 Então Davi e todo o seu exército saíram e, quando o sol nasceu, todos tinham atravessado o Jordão. 23 Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai. (2 Sm 17.17–23).
Husai falou imediatamente a Zadoque e Abiatar, como Aitofel e ele tinham aconselhado a Absalão sobre a perseguição a Davi. Ao saber do caso, enviaram seus filhos Jônatas e Aimaas de En-Rogel, que ficava ao sul de Jerusalém, com uma importante mensagem para Davi, de que ele deveria apressar sua fuga.
Mas os jovens foram localizados e sua missão foi denunciada a Absalão.
Só não fracassou, graças à ousadia e bondade de uma mulher na aldeia de Baurim, a leste do Monte das Oliveiras, eles escaparam da detecção escondendo-se em um poço seco.
Tendo escapado, eles foram até Davi, que agora estava próximo ao rio Jordão. Davi e seus seguidores se apressaram e cruzaram o rio para se refugiar em Maanaim.
De volta a Jerusalém, Aitofel, arrasado porque seu conselho a Absalão havia sido rejeitado, cometeu suicídio em sua cidade natal enforcando-se.
Isso me mostra algumas coisas.
Por mais habilidoso e capazes que sejamos, não conseguiremos fazer tudo sozinhos. Precisamos desenvolver relacionamento com as pessoas.
Deus usa pessoas!
Há pessoas que amam animais, se relacionam com eles, chamam de filhos, dividem a mesma cama, faze refeições juntos, mas não conseguem desenvolver relacionamentos com outros seres humanos.
Davi, desde que ainda era soldado de Saul, sempre foi muito querido, por causa da sua capacidade de desenvolver relacionamentos.
Para que o bom propósito de Deus se desenvolva em sua vida, você precisa, de bons relacionamentos.
2 Samuel 17.24-29: Os aliados
24 Davi já tinha chegado a Maanaim quando Absalão atravessou o Jordão com todos os homens de Israel…27 Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi…e o gileadita Barzilai…28 trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, 29 mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto. (2 Sm 17.24–29).
Provavelmente Davi escolheu ir para Maanaim porque ela era fortificada e também havia servido como capital de Israel sob o governo de Is-Bosete.
O bom tratamento dele em relação a Davi, pode ter sido fruto da generosidade do rei, com relação à família de Saul, especialmente a Mefibosete.
Enquanto ele estava lá, suas escassas provisões de comida e suprimentos foram reabastecidas por Sobi, cujas origens vinham de Lo-Debar, mesmo lugar em que Mefibosete cresceu; e através de Barzilai de Rogelim, que ficava a cerca de 40 quilômetros ao norte de Maanaim.
Esses homens eram encarregados de cobrar impostos para Davi em suas regiões, e estavam ligados ao rei por laços de lealdade e dever. Diante do golpe de estado de Absalão, eles preferiram ficar ao lado de Davi.
E isso me ensina algumas coisas.
Nos piores momentos de nossas vidas, Deus levanta pessoas para nos ajudar e cuidar de nós. Davi estava colhendo o fruto de sua boa liderança sobre todo o Israel e Judá.
Seu ato de generosidade com Mefibosete, não passou despercebido pelo povo, que agora lhe trata com bondade por causa disso.
Ou seja, a generosidade é uma semente que floresce, quando menos esperamos. Davi não foi generoso com Mefibosete, esperando algo em troca, mas o próprio Deus se encarregou de preparar sua colheita.
Nesse ponto, vemos a promessa de Provérbios 11.25 se cumprindo:
O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Pv 11:25 NVI)
Ou seja, em um dos piores momentos da vida do homem segundo o coração de Deus, quem lhe ajuda são as pessoas a quem ele demonstrou generosidade.
Que o Espírito Santo faça da generosidade, um hábito em nossas vidas.
Motivos de oração em 2 Samuel 17:
Oro para que:
- Deus use pessoas para nos ajudar em momentos difíceis;
- Sejamos bênção na vida dos nossos irmãos em suas aflições;
- Haja provisão para suportarmos o dia mau.
vim aqui pra comentar justamente isso. Saul se suicidou primeiro!!!
O primeiro suicídio foi de Saul.