Em Gálatas 2, Paulo fala sobre os motivos de sua ida a Jerusalém com Barnabé e Tito. Após isso, conta como foi o encontro com os apóstolos e as recomendações que recebeu.
Houve também, um momento de tensão entre Paulo e Pedro. O motivo foi a circuncisão. A partir disso Paulo explica que ninguém pode ser justificado pela Lei.
A morte de Jesus na cruz é o único meio de justificação e a fé nesse sangue derramado, é o único meio aceito por Deus.
Esboço de Gálatas 2:
2.1 – 5: Paulo e sua viagem a Jerusalém com Barnabé
2.6 – 10: O encontro de Paulo com os apóstolos
2.11 – 14: Paulo repreende a Pedro
2.15 – 21: Ninguém pode ser justificado pela Lei
O contraste
Quando Paulo visitou Jerusalém, Pedro o recebeu em comunhão e amor, mas depois quando Pedro visitou Antioquia, Paulo o confrontou por causa de seu comportamento dúbio.
É importante notar neste episódio, que Pedro andou com o Senhor Jesus, mas mesmo isso sendo algo notável, não foi para Paulo motivo de super-respeitar o apóstolo (Gálatas 2:11)
O problema
Chegando em Antioquia, Pedro foi surpreendido pela boa comunhão existente entre cristãos judeus e cristãos gentios. Eles comiam juntos e conversavam, sem se preocupar com os ritos da lei judaica.
Por um tempo, Pedro também se sentiu à vontade para participar desta unidade, mas tudo desmoronou quando os cristãos de Jerusalém chegaram a cidade.
Eles pertenciam aos grupo de cristãos que defendiam a circuncisão, e influenciado pela presença deles, Pedro começou a si afastar da comunhão com os cristãos gentios.
A atitude de Pedro, como testemunha ocular de Jesus e apóstolo comissionado gerava muitos resultados espirituais no corpo de Cristo. Com sua atitude, ele estava dizendo que havia tipos diferentes de redenção, uma para os judeus e outra para os gentios, o que é grave (Gálatas 2:12).
O exemplo e atitude de Pedro, acabou atraindo ao erro até mesmo a um outro grande representante de Cristo, Barnabé (Gálatas 2:13).
A atitude Paulo
Indignado, Paulo não mediu esforços para repreender a Pedro, e o fez publicamente, para que toda a Igreja soubesse que Jesus não compactua com esse tipo de comportamento.
Paulo defende mais uma vez de forma enérgica, que todos, judeus e gentios, são salvos mediante a fé em Jesus Cristo, e isto é garantido por meio de sua morte e ressurreição, não pela prática de obras legalistas.
Em nossos dias
Devemos estar atentos para não cometer o mesmo erro que Pedro. Em nossa nação há muitas denominações grupos cristãos. cada um carregado de muitos comportamentos.
O cuidado que devemos ter, é para não negarmos a morte e ressurreição de Jesus e a inclusão de qualquer ser humano na comunhão do corpo, com base em pré-conceitos que não estão fundamentados na Palavra de Deus, mas no entendimento humano.
Obrigado Marcelli!
Graça e a paz de Jesus Cristo! Estou muito feliz por ter encontrado o seu site, Diego. Os seus estudos estão me ajudando muito! Estou lendo a Bíblia e acompanhando os seus estudos .onde tiram todas as minhas dúvidas. Vc ensina de uma forma bem clara e simples. Estou gostando muito! Muito obrigada e que Deus te abençoe e continue usando vc!
boa tarde , e paz do senhor a todos ,obrigado pastor Diego que Deus continue lhe dando sabedoria do auto para ta nos trazendo assim esses estudos maravilhosos que so nos edifica cada dia mais .
A paz do nosso Sr JESUS CRISTO a todos!
Excelente explicação da palavra do nosso Sr DEUS. Ótimo ensino Deus abençoe!
Só mais uma coisa vcs são de que igreja e que ministério por favor? Muito obrigado Deus abençoe
Deus abençoe cada dia mais ,
Estou estudando e é edificante sempre estudo com essa página gosto muito desse saite a palavra de Deus viva e eficaz.
Graças a Deus quê temos as redes sociais
Gálatas se passa depois de atos, e em atos Pedro leva o evangelho de Jesus a família de Cornélio, e o espírito santo batiza a todos lá.
Paulo não criticou assim, e sim a levou a questão a hipocrisia de Pedro.
ótimo resumo
gostei muito do modo que você explica com clareza as escrituras
pedro pregou ao judeus; paulo aos gentios
Não entendi Gálatas 2: 7,8,9. Evangelho da circuncisão confiado a Pedro e evangelho da incircunciso confiado a Paulo?
Estudo abençoado, DEUS te abençoe sempre irmão. Fica na paz.
Boa noite o senhor tem estudo sobre o verdadeiro dizimo
Deus abençoe, obrigada por nos ajudar a entender um pouco mais da palavra de Deus.
Muito feliz!
Esse é o meu objetivo minha irmã!
Deus lhe abençoe!
Obrigada Diego pelos estudos.
Estou lendo a bíblia e correndo para os seus estudos,
Estou sendo melhor esclarecida através deles(estudos)
Deus continue te usando.
Maire Ruth