Em Ezequiel 4 o profeta continuou a alertar o povo sobre o julgamento iminente, destacando a futilidade de seu falso otimismo. Ele afirmou que a confiança em alianças humanas, em vez de Deus, só levaria ao fracasso.
Além disso, ele mostrou que a idolatria só trazia a ira divina. Finalmente, Ezequiel desafiou a ideia de que o Templo de Jerusalém seria uma fortaleza inexpugnável, revelando a corrupção moral do povo e o julgamento vindouro.
Ezequiel revisou a história de Judá para mostrar como sua desobediência havia levado ao julgamento. Ele mencionou a idolatria, a imoralidade e a opressão dos mais fracos.
Além disso, ele recordou como Deus havia sido fiel ao seu povo, mas que eles haviam sido infiéis a Ele. Por fim, Ezequiel avisou o povo de que o julgamento era inescapável, mas que haveria uma esperança futura para aqueles que se arrependessem.
Em Ezequiel 4, o Senhor Deus convida o profeta a uma alegoria. Ele deve representar a iniquidade de Israel e Judá. Isto através de atitudes e também da sua dieta.
O livro de Ezequiel é poderoso. Vemos o quanto Deus exige que nos entreguemos ao ministério. Ezequiel se entrega completamente. O Senhor Deus lhe pede coisas que ele jamais havia vivido, e ainda assim ele é obediente.
A minha oração é para que haja em nós a mesma atitude. Que o Reino de Deus e a Sua Palavra sejam as nossas prioridades.
Esboço de Ezequiel 4:
Ez 4.1-3: O Sinal da Tábua e o Símbolo do Cerco de Jerusalém
Ez 4.4-8: O Sinal do Emagrecimento e a Escassez de Alimentos
Ez 4.9-14: O Sinal da Cabeça Raspada e a Duração do Cerco
Ez 4.15-17: O Sinal da Preparação da Comida com Estrume de Vaca
Reflexão de Ezequiel 4 para os nossos dias
Estudo de Ezequiel 4 em Vídeo
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Ezequiel 4.1-3: O Sinal da Tábua e o Símbolo do Cerco de Jerusalém
“Agora, filho do homem, apanhe um tijolo, coloque-o à sua frente e nele desenhe a cidade de Jerusalém. 2 Cerque-a então, e erga obras de cerco contra ela; construa uma rampa, monte acampamentos e ponha aríetes ao redor dela. 3 Depois apanhe uma panela de ferro, coloque-a como muro de ferro entre você e a cidade e ponha-se de frente para ela. Ela estará cercada, e você a sitiará. Isto será um sinal para a nação de Israel. (Ez 4.1–3 NVI).
Ezequiel foi ordenado por Deus a desenhar o contorno de Jerusalém em uma placa de argila. O esboço seria reconhecido imediatamente pela forma distinta da cidade. Em seguida, Ezequiel foi instruído a sitiar a cidade, como a Babilônia faria.
Ele usou pequenos modelos para retratar o exército da Babilônia cercando a cidade, erguendo obras de cerco, construindo uma rampa de tijolos e montando acampamentos. Ezequiel imaginem a futilidade dos pedidos do povo pela libertação colocando uma panela de ferro como uma barreira entre ele e a cidade.
Com o avanço do cerco, o povo clamou por libertação, mas Deus não respondeu, simbolizando o castigo pelo pecado da cidade. Ezequiel continuou a retratar o cerco até a captura de Jerusalém.
Ezequiel 4.4-8: O Sinal do Emagrecimento e a Escassez de Alimentos
4 “Deite-se então sobre o seu lado esquerdo e sobre você ponha a iniqüidade da nação de Israel. Você terá que carregar a iniquidade dela durante o número de dias em que estiver deitado sobre o lado esquerdo. 5 Determinei que o número de dias seja equivalente ao número de anos da iniquidade dela, ou seja, durante trezentos e noventa dias você carregará a iniquidade da nação de Israel. 6 “Terminado esse prazo, deite-se sobre o seu lado direito, e carregue a iniqüidade da nação de Judá, 7 durante quarenta dias, tempo que eu determinei para você, um dia para cada ano. Olhe para o cerco de Jerusalém e, com braço desnudo, profetize contra ela. 8 Vou amarrá-lo com cordas para que você não possa virar-se enquanto não cumprir os dias da sua aflição. (Ez 4.4–8 NVI).
O sinal apresentado em Ezequiel 4 é um dos mais difíceis de interpretar devido à ambiguidade do texto e problemas textuais. Deus ordena a Ezequiel que se deite sobre o lado esquerdo e carregue o pecado da casa de Israel por 390 dias, com sua face voltada para o norte.
Em seguida, ele deve se deitar sobre o lado direito e levar o pecado da casa de Judá por 40 dias, com sua face voltada para o sul. O significado destas ações é obscuro e a tradução da Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) causou ainda mais confusão ao mudar 190 dias para 390.
Os especialistas acreditam que os números 390 e 40 representam os anos de pecado de Israel e Judá. Alguns interpretam que os anos se referem ao passado, enquanto outros acreditam que se referem ao futuro.
Alguns estudiosos sugerem que os números sejam os anos da dominação gentil, mas não há uma conclusão clara sobre sua interpretação. Em geral, é difícil determinar com certeza o significado deste sinal em Ezequiel 4.
Ezequiel 4.9-14: O Sinal da Cabeça Raspada e a Duração do Cerco
9 “Pegue trigo e cevada, feijão e lentilha, painço e espelta; ponha-os numa vasilha e com eles faça pão para você. Você deverá comê-lo durante os trezentos e noventa dias em que estiver deitado sobre o seu lado. 10 Pese duzentos e quarenta gramas do pão por dia e coma-o em horas determinadas. 11 Também meça meio litro de água e beba-a em horas determinadas. 12 Coma o pão como você comeria um bolo de cevada; asse-o à vista do povo, usando fezes humanas como combustível”. 13 O Senhor disse: “Desse modo os israelitas comerão sua comida imunda entre as nações para onde eu os expulsar”. 14 Então eu disse: Ah! Soberano Senhor! Eu jamais me contaminei. Desde a minha infância até agora, jamais comi qualquer coisa achada morta ou que tivesse sido despedaçada por animais selvagens. Jamais entrou em minha boca qualquer carne impura. (Ez 4.9–14 NVI).
O terceiro sinal de Ezequiel ilustrou a severidade do cerco de Jerusalém. Ezequiel foi instruído a colocar grãos comuns em um recipiente, transformá-los em pão e comê-los durante 390 dias, com uma escassa ração de água, para mostrar a escassez de alimentos e água na cidade durante o cerco.
O pão deveria ser assado com excremento humano como combustível, simbolizando a poluição e impureza que as pessoas experimentariam. No entanto, Ezequiel, como sacerdote, não conseguiu completar essa tarefa devido a sua necessidade de manter a pureza seguindo as leis dietéticas de Deus.
O Senhor explicou que o cerco forçaria os israelitas a comer comida impura e se tornarem cerimonialmente impuros.
Ezequiel 4.15-17: O Sinal da Preparação da Comida com Estrume de Vaca
15 “Está bem”, disse ele, “deixarei que você asse o seu pão em cima de esterco de vaca, e não em cima de fezes humanas.” 16 E acrescentou: “Filho do homem, cortarei o suprimento de comida em Jerusalém. O povo comerá com ansiedade comida racionada e beberá com desespero água racionada, 17 pois haverá falta de comida e de água. Ficarão chocados com a aparência uns aos outros, e definharão por causa de sua iniquidade. (Ez 4.15–17 NVI).
Deus respondeu ao pedido de Ezequiel com bondade e permitiu que ele usasse esterco de vaca em vez de excremento humano para assar o pão. A escassez de comida e água devido ao cerco da Babilônia sobre Jerusalém, juntamente com a angústia e emagrecimento da população, era resultado de seus pecados.
O quarto sinal de Ezequiel representava o destino de Jerusalém, e era representado pela raspagem da cabeça e divisão do cabelo. Depois de representar o fato do cerco, a duração e a severidade, Ezequiel demonstrou os resultados do cerco. Para cumprir esse sinal, ele saiu de sua casa e percorreu a cidade, chamando a atenção do povo.
Reflexão de Ezequiel 4 para os nossos dias
Ezequiel 4 nos traz uma mensagem clara sobre as consequências do pecado e da desobediência a Deus. Como cristãos, devemos refletir sobre nossa própria vida e examinar se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus ou se estamos seguindo nossos próprios caminhos. Precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e ações, pois elas podem ter um impacto não apenas em nossa própria vida, mas também na vida daqueles ao nosso redor.
Além disso, devemos lembrar que Deus é um Deus de misericórdia e graça, e que Ele nos oferece a oportunidade de nos arrepender e mudar de direção. É importante que, como cristãos, estejamos abertos a ouvir a voz de Deus e dispostos a obedecer a Ele, mesmo quando isso significa fazer sacrifícios e passar por dificuldades.
Por fim, devemos lembrar que a mensagem de Ezequiel 4 não se limita apenas ao indivíduo, mas também se aplica à comunidade como um todo. Precisamos estar cientes das consequências do pecado coletivo e da importância de buscar a justiça e a retidão em nossas relações com os outros. Como cristãos, somos chamados a ser luz e sal para o mundo ao nosso redor, e devemos buscar a transformação da sociedade à nossa volta através de nossas palavras e ações.
3 Motivos de Oração em Ezequiel 4:
- Confessar pecados e buscar a misericórdia de Deus: O capítulo descreve que a situação em Jerusalém era resultado dos pecados do povo (Lamentações 4:13; 5:16). A oração pode ser um meio de confessar esses pecados e buscar a misericórdia e perdão de Deus.
- Pedir proteção durante o cerco: O cerco da Babilônia foi descrito como uma situação difícil e severa, e a oração pode ser um meio de pedir proteção e força durante esse período.
- Buscar a orientação de Deus: O sinal dado a Ezequiel na visão descrita no capítulo pode ter sido um meio de Deus orientar seu povo sobre o que estava por vir. A oração pode ser um meio de buscar a orientação.
Peço perdão, em breve o comentário estará disponível!
Se fosse pra ler o texto n tinha estrato neste site me desculpe mas e meio idiotafaicar repetindo o texto e dando explicações que já conhessemos
Achei extraordinário… parabéns..foi muito útil…
Obrigado Neyde!
Ezequiel iria cozinhar o seu pão, nas fezes, como se fosse uma fogueira, fogão…
Tente ler uma Bíblia com a nova versão, ajudará bastante no estudo…
Gostaria de mas escarecimentos deste fato
Obrigado pelo esclarecimento!
Deus abençoe.
Paz de Cristo a escritura não diz que o profeta ia comer fezes diz que ele ia cozer a comida em fezes as fezes iam servir de lenha ou carvão para esquentar a comida
como podemos aplicar este texto no dias atuas
Gielvania, o que ocorre neste contexto é que os cativos enfrentariam uma fome severa. Eles literalmente não teriam o que comer. Alguns deles, depois diante da fome, chegaram a comer os próprios filhos pequenos. Leia os capítulos iniciais de Lamentações de Jeremias que facilitará sua compreensão.
Portanto, quando Deus ordena que Ezequiel deve comer fezes, é na tentativa de que o povo tema e se arrependa, pois aquele é o futuro que lhes espera.
As pessoas Dizem que o senhor mandou Ezequiel comer fezes . Ezequiel :4,cap,15 principalmente os que dizem ateu ficam chocados e fala como um Deus fez isso com seu povo ,comer fezes . faça um comentário