O livro de Ezequiel é uma das peças literárias mais complexas e intrigantes da Bíblia. Com uma série de visões, símbolos e alegorias, Ezequiel apresenta uma mensagem profética sobre a rebeldia e a redenção de Israel. No capítulo 5 de Ezequiel, o profeta é instruído por Deus a realizar um sinal dramático que ilustra a punição iminente de Jerusalém por causa da sua infidelidade.
Em Ezequiel 5, o Senhor Deus revela ao profeta toda a Sua indignação contra a conduta de Israel e Judá. A partir disso Ele dá ordens bem específicas a Ezequiel de modo que uma alegoria seja feita.
A idolatria é com certeza uma das coisas que mais deixa Deus “irritado”. Ele não suporta que Sua glória seja trocada por imagens de esculturas ou divindades criadas pela mente humana.
Esse capítulo é um retrato vívido da justiça de Deus e da Sua ira contra o pecado. Neste artigo, vamos explorar as principais ideias do capítulo 5 de Ezequiel e como elas se aplicam à nossa vida hoje.
Vamos aprender sobre a fidelidade de Deus, a nossa necessidade de arrependimento e como podemos viver de forma mais plena para Ele.
Esboço de Ezequiel 5:
Ez 5.1,2: O Sinal do Cabelo de Ezequiel
Ez 5.3,4: O Restante Preservado por Deus
Ez 5.5-7: A Rebelião de Jerusalém
Ez 5.8-12: O Julgamento de Deus Sobre Jerusalém
Ez 5.13-17: O Fim do Julgamento de Deus
Reflexão de Ezequiel 5 para os nossos dias
Estudo de Ezequiel 5 em vídeo
>>>Acesse o mapa mental de Ezequiel 5 aqui
Ezequiel 5.1,2: O Sinal do Cabelo de Ezequiel
“Agora, filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha de barbeiro para rapar a cabeça e a barba. Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo. 2 Quando os dias do cerco da cidade chegarem ao fim, queime no fogo um terço do cabelo dentro da cidade. Pegue um terço e corte-o com a espada ao redor de toda a cidade. E espalhe um terço ao vento. Porque eu os perseguirei com espada desembainhada. (Ez 5.1–2 NVI).
Ezequiel 5 é um capítulo bastante simbólico e profético. Nele, Deus ordena a Ezequiel que faça uma série de ações simbólicas para ilustrar o julgamento que estava prestes a cair sobre Jerusalém e seu povo.
A primeira ordem de Deus para Ezequiel foi raspar a cabeça e a barba com uma espada afiada. Essa ação era um sinal de luto, humilhação e possivelmente arrependimento. Além disso, a espada era um símbolo comum de destruição e guerra, e Ezequiel a usou muitas vezes em seu livro para falar do julgamento que viria sobre outras nações.
Depois de fazer a barba, Ezequiel pesou seu cabelo em três pilhas iguais. Ele carregou um terço de seu cabelo para o meio da cidade e ateou fogo, ilustrando que um terço do povo de Jerusalém morreria de peste ou fome. Isso se cumpriria durante o cerco da cidade pelos babilônios, quando a escassez de alimentos foi tão grande que o povo recorreu ao canibalismo.
Ezequiel então cortou o segundo terço de seu cabelo com sua espada, ilustrando que um terço dos habitantes de Jerusalém morreria pela espada. Esse também se cumpriu durante o cerco, quando o exército babilônio finalmente invadiu a cidade e matou muitos de seus habitantes.
Finalmente, Ezequiel espalhou o terço restante de seu cabelo ao vento, ilustrando que aqueles que sobrevivessem ao cerco seriam levados em cativeiro e viveriam com medo. Isso também se cumpriu quando os babilônios levaram muitos dos habitantes de Jerusalém como cativos para a Babilônia.
Em resumo, Ezequiel 5 é um capítulo sombrio que ilustra o julgamento de Deus sobre Jerusalém por causa de seus pecados. As ações simbólicas de Ezequiel são um lembrete vívido do sofrimento que o povo de Jerusalém enfrentou durante o cerco babilônico, e um alerta para todos os que desobedecem a Deus e se afastam de seus caminhos.
Ezequiel 5.3,4: O Restante Preservado por Deus
3 Mas apanhe umas poucas mechas de cabelo e esconda-as nas dobras de sua roupa. 4 E destas ainda, pegue algumas e atire-as ao fogo, para que se queimem. Dali um fogo se espalhará por toda a nação de Israel. (Ez 5.3–4 NVI).
No versículo 3-4 de Ezequiel 5, Deus ordena a Ezequiel para guardar alguns fios de cabelo nas dobras de sua roupa depois de queimar, cortar e espalhar seu cabelo. Esconder esses fios de cabelo representa a preservação de um remanescente por Deus no meio do julgamento. A “roupagem” mencionada aqui era uma túnica ou manto longo usado pelos homens, que era preso na cintura com um cinto ou faixa. A parte inferior da roupa era puxada para cima e enfiada no cinto para formar uma bolsa para carregar coisas, e é provável que foi nesse lugar que Ezequiel guardou os fios de cabelo.
No entanto, Deus ordenou que Ezequiel lançasse alguns desses fios de cabelo no fogo, simbolizando o sofrimento e a morte que aguardavam essas pessoas. Embora alguns estudiosos acreditem que isso se refira a um julgamento purificador que refinaria o remanescente no cativeiro, é mais provável que se refira ao sofrimento e à morte que viriam sobre o remanescente, mesmo no exílio.
Este julgamento não se limitaria apenas ao remanescente, mas seria para toda a casa de Israel. O remanescente no exílio não escaparia das chamas da opressão. O julgamento seria amplo e abrangeria todos os filhos de Israel, pois todos eram responsáveis por suas transgressões contra Deus.
No entanto, a preservação de um remanescente mostra a misericórdia de Deus. Apesar do julgamento severo que estava por vir, Deus ainda se preocupava em preservar um remanescente que seria a base para a restauração futura de Israel. A preservação desse remanescente mostrou que Deus ainda tinha um propósito para o povo de Israel e que seu amor por eles não havia desaparecido, apesar de sua desobediência.
Em resumo, Ezequiel 5:3-4 mostra que, embora o julgamento de Deus sobre Israel fosse severo, Ele ainda preservou um remanescente que seria a base para a restauração futura de Israel. O fato de que esse remanescente teria que passar pelo fogo simboliza o sofrimento que viria sobre eles, mesmo no exílio. No entanto, a preservação desse remanescente mostra a misericórdia e o amor contínuo de Deus pelo povo de Israel.
Ezequiel 5.5-7: A Rebelião de Jerusalém
5 “Assim diz o Soberano, o Senhor: Esta é Jerusalém, que pus no meio dos povos, com nações ao seu redor. 6 Contudo, em sua maldade, ela se revoltou contra as minhas leis e contra os meus decretos mais do que os povos e as nações ao seu redor. Ela rejeitou as minhas leis e não agiu segundo os meus decretos. 7 “Portanto assim diz o Soberano, o Senhor: Você tem sido mais rebelde do que as nações ao seu redor e não agiu segundo os meus decretos nem obedeceu às minhas leis. Você nem mesmo alcançou os padrões das nações ao seu redor. (Ez 5.5–7 NVI).
Em Ezequiel 5:5-7, Deus explica que o julgamento que viria sobre Jerusalém não era algo caprichoso ou aleatório. Pelo contrário, vinha como resultado da rebelião de Israel contra as leis e decretos de Deus. Embora Jerusalém tenha sido colocada no centro das nações, com muitos países ao seu redor, Israel se rebelou mais do que as nações vizinhas.
Jerusalém era o destinatário da palavra de Deus, a morada de Sua glória e o objeto de Seu amor. No entanto, em vez de honrar a Deus, Israel se rebelou contra Ele. Mesmo com todo o favor e esplendor que Deus concedeu a Jerusalém, eles escolheram viver em desobediência. Na verdade, a conduta de Israel era inferior aos padrões das nações gentias, o que era ainda mais vergonhoso considerando a posição exaltada de Jerusalém.
O pecado de Israel não passaria impune. Deus declarou que Ele estava preparando um julgamento contra Jerusalém que seria tão terrível que o povo ficaria horrorizado e atônito. Aqueles que sobrevivessem ao julgamento seriam levados como cativos para as nações vizinhas e seriam espalhados por toda a terra. Esse julgamento seria uma lição para todas as nações, um exemplo do que acontece quando um povo se afasta de Deus.
No entanto, mesmo em meio a esse julgamento severo, Deus ainda mostraria misericórdia. Ele preservaria um remanescente de seu povo, que seria a base para a restauração futura de Israel. Esse remanescente seria a prova de que Deus ainda tinha um propósito para o povo de Israel e que Seu amor por eles não havia desaparecido, apesar de sua desobediência.
Em resumo, Ezequiel 5:5-7 mostra que o julgamento que viria sobre Jerusalém era um resultado direto da rebelião de Israel contra Deus. Mesmo com toda a bênção e favor que Deus concedeu a eles, eles escolheram viver em desobediência. O julgamento seria severo e deixaria o povo horrorizado e atônito. No entanto, mesmo em meio a esse julgamento, Deus ainda mostraria misericórdia e preservaria um remanescente de Seu povo.
Ezequiel 5.8-12: O Julgamento de Deus Sobre Jerusalém
8 “Por isso diz o Soberano, o Senhor: Eu estou contra você, Jerusalém, e lhe infligirei castigo à vista das nações. 9 Por causa de todos os seus ídolos detestáveis, farei com você o que nunca fiz nem jamais voltarei a fazer. 10 Por isso, entre vocês sucederá que os pais comerão os seus próprios filhos, e os filhos comerão os seus pais. Castigarei você e dispersarei aos ventos os seus sobreviventes. 11 Por isso, juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que por ter contaminado meu santuário com suas imagens detestáveis e com suas práticas repugnantes, eu retirarei a minha bênção. Não olharei com piedade para você e não a pouparei. 12 Um terço de seu povo morrerá de peste ou perecerá de fome dentro de seus muros; um terço cairá à espada fora da cidade; e um terço dispersarei aos ventos e perseguirei com a espada em punho. (Ez 5.8–12 NVI).
No versículo 8-12 de Ezequiel 5, Deus fala sobre a ira que Ele direcionaria a Jerusalém, a capital de Israel, por causa de seu pecado. O julgamento que viria seria tão terrível que Jerusalém seria um exemplo para as nações vizinhas. Deus havia concedido muitas bênçãos a Jerusalém, mas agora ela se tornaria o objeto de Seu julgamento especial.
Deus declarou que Ele estaria contra Jerusalém e que Ele a julgaria diante das nações. O julgamento seria tão terrível que muitos morreriam de peste e fome. Alguns seriam mortos pela espada, e outros seriam espalhados por toda a terra como cativos. O julgamento seria tão grande que os poucos que sobreviveriam desejariam a morte, mas ela fugiria deles.
Este julgamento severo que Deus trouxe sobre Jerusalém deve ser entendido como resultado direto de seus pecados. Jerusalém havia se rebelado contra as leis e decretos de Deus, e esse julgamento era uma consequência de sua desobediência. O julgamento de Deus mostraria às nações vizinhas que Ele era um Deus santo e justo, que não tolerava o pecado.
Em resumo, Ezequiel 5:8-12 mostra que o julgamento que viria sobre Jerusalém era uma consequência direta de seu pecado. Deus havia concedido muitas bênçãos a Jerusalém, mas agora ela se tornaria o objeto de Seu julgamento especial. O julgamento seria tão terrível que seria um exemplo para as nações vizinhas, mostrando que Deus é um Deus santo e justo que não tolera o pecado.
Ezequiel 5.13-17: O Fim do Julgamento de Deus
13 “Então a minha ira cessará, diminuirá a minha indignação contra eles, e serei vingado. E, quando tiver esgotado a minha ira sobre eles, saberão que eu, o Senhor, falei segundo o meu zelo. 14 “Farei de você uma ruína e a tornarei desprezível entre as nações ao seu redor, à vista de todos quantos por você passarem. 15 Você será objeto de desprezo e de escárnio, e servirá de advertência e de causa de pavor às nações ao redor, quando eu castigar você com ira, indignação e violência. Eu, o Senhor, falei. 16 Quando eu atirar em você minhas flechas mortais e destruidoras, minhas flechas de fome, atirarei para destruí-la. Aumentarei a sua fome e cortarei o seu sustento. 17 Enviarei contra você a fome e animais selvagens, que acabarão com os seus filhos. A peste e o derramamento de sangue a alcançarão, e trarei a espada contra você. Eu, o Senhor, falei”. (Ez 5.13–17 NVI).
Em Ezequiel 5:13-17, o profeta apresenta três vinhetas curtas que indicam a duração e a fonte do julgamento de Deus sobre Jerusalém. Em todas as três declarações, Ezequiel enfatiza que o julgamento foi anunciado por Deus e só cessaria depois que Sua ira fosse derramada.
Na primeira declaração (v. 13), Ezequiel enfatiza que o julgamento de Deus sobre Jerusalém não cessaria até que Sua ira fosse derramada sobre eles. Isso mostra que o julgamento seria severo e prolongado, como resultado do pecado de Israel. A segunda declaração (vv. 14-15) retrata a humilhação que Jerusalém sentiria como resultado do julgamento de Deus. Outras nações iriam repreendê-la e zombar dela, mas essas mesmas nações ficariam horrorizadas com o que estava acontecendo com Jerusalém. O julgamento seria um alerta para eles.
Na terceira declaração (vv. 16-17), Ezequiel apresenta Deus como um arqueiro atacante atirando Suas flechas destrutivas contra Jerusalém. As “flechas” de julgamento de Deus incluem fome, praga e espada, que são calamidades exclusivamente associadas ao julgamento divino sobre uma nação desobediente. O uso dessa imagem de flechas destrutivas mostra que o julgamento de Deus seria preciso e certeiro, atingindo o coração da nação de Israel.
Essas mensagens curtas de Ezequiel enfatizam a seriedade do julgamento que viria sobre Jerusalém como resultado de seu pecado. Deus não estava brincando quando Ele anunciou esse julgamento, e não seria um julgamento breve. Em vez disso, seria prolongado e severo, com muitas pessoas sofrendo e morrendo como resultado.
No entanto, mesmo em meio a todo esse julgamento, Deus ainda mostraria misericórdia e preservaria um remanescente de Seu povo. Esse remanescente seria a base para a restauração futura de Israel. O julgamento severo que Deus trouxe sobre Jerusalém seria um lembrete para todas as nações de que Ele é um Deus santo e justo, que não tolera o pecado e que julgará as nações que se rebelarem contra Ele.
Reflexão de Ezequiel 5 para os nossos dias
O capítulo 5 de Ezequiel é um retrato vívido da ira de Deus contra o pecado e a rebelião do Seu povo. Ezequiel foi instruído por Deus a realizar um sinal dramático que ilustrava a punição iminente de Jerusalém. Esse capítulo serve como um lembrete de que Deus é um Deus justo e que Ele não tolera o pecado. É importante lembrar que, assim como o povo de Jerusalém, somos chamados a prestar contas diante de Deus pelos nossos atos e escolhas.
Mas a mensagem de Ezequiel 5 não é apenas uma mensagem de condenação e julgamento. Também é uma mensagem de esperança e redenção. Ainda que o povo de Jerusalém tenha sofrido as consequências do seu pecado, Deus prometeu que um remanescente seria preservado e que haveria um tempo de restauração.
Para nós, isso significa que, independentemente do quão longe tenhamos nos afastado de Deus, sempre há esperança de perdão e de reconciliação. Deus não deseja que soframos as consequências do nosso pecado e Ele nos oferece o caminho para o perdão e a restauração através de Jesus Cristo.
Em resumo, a mensagem de Ezequiel 5 é um chamado à reflexão e ao arrependimento. É uma oportunidade para avaliarmos a nossa vida e as nossas escolhas, reconhecermos o nosso pecado e buscar a Deus com sinceridade e arrependimento. E, assim como o povo de Jerusalém, podemos encontrar a esperança e a restauração que só Deus pode oferecer.
3 Motivos de oração em Ezequiel 5:
- Arrependimento: Ezequiel 5 apresenta a mensagem de julgamento de Deus sobre Jerusalém, como resultado do pecado do povo de Israel. O profeta é chamado a cortar seu cabelo como um sinal de luto, humilhação e arrependimento. Isso nos leva a orar por arrependimento em nossas próprias vidas e na vida da Igreja. Precisamos pedir a Deus que nos mostre os pecados em nossas vidas e que nos conceda o arrependimento e a transformação.
- Intercessão: Ezequiel 5 mostra que Deus está prestes a enviar julgamento sobre Jerusalém, mas Ele ainda está procurando um remanescente para preservar. Precisamos interceder pela nossa nação e pelos povos do mundo. Precisamos orar para que Deus encontre um remanescente de crentes fiéis que possam ser usados para proclamar a Sua verdade e transformar as nações.
- Adoração: Ezequiel 5 enfatiza a santidade e a justiça de Deus, que não tolera o pecado. Precisamos adorar a Deus por quem Ele é e por Sua santidade. Precisamos nos curvar diante d’Ele e reconhecer que somos pecadores dependentes de Sua graça. Além disso, precisamos adorar a Deus por Sua misericórdia, porque mesmo em meio ao julgamento, Ele ainda está procurando um remanescente para preservar.