Scroll Top

 Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Ansiedade: Como Vencer a Ansiedade

Estudo Bíblico Sobre Ansiedade: Como Vencer a Ansiedade

A ansiedade é um mal que que atinge milhões de pessoas ao redor de mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Não é possível ter qualidade de vida quando a ansiedade é como um vulcão em erupção, nas nossas emoções.

Nesse estudo bíblico sobre a ansiedade vou lhe mostrar:

  • Os Sintomas da Ansiedade;
  • Ansiedade na Bíblia;
  • Com Controlar a Ansiedade;
  • Como Vencer a Ansiedade.

Sintomas da Ansiedade

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. (Provérbios 12:25)

As causas da ansiedade são diversas. No entanto, situações estressantes tendem a torná-la mais evidente, como: primeiro dia de trabalho, problemas financeiros, problemas conjugais, desemprego, carência afetiva, etc.

A ansiedade possui dois tipos de sintomas: os físicos e os psicológicos. A tabela a seguir foi retirada do tuasaude.com – sintomas de ansiedade – e mostra quais são cada um deles.

Sintomas da Ansiedade

Essa tabela nos mostra que a ansiedade é algo que precisa da nossa atenção e cuidado, pois ela pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde, de uma forma geral.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Ansiedade na Bíblia 

Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (Lucas 12:22-25)

Em seus ensinamentos, o Senhor Jesus sempre procurou deixar claro que não há a necessidade de vivermos consumidos pela ansiedade. O motivo?

Jesus ensina que se Deus Pai cuida das aves, das flores, e da natureza de uma forma geral, Ele jamais deixará de cuidar dos seres humanos que são a parte mais valiosa da criação.

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. (Salmos 94:19)

O apóstolo Paulo reforça essa afirmação ao dizer: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32).

Não temos um Deus indiferente as nossas necessidades, pelo contrário, Deus está “casado” conosco. É seu prazer cuidar de nós.

Como Controlar a Ansiedade

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

O Senhor Jesus nos ensina que para controlar a ansiedade precisamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Isso significa prioridades. Ou seja, para controlar a ansiedade é preciso tirar o foco das necessidades e colocá-los na província divina.

Observe o exemplo do povo de Israel no deserto. O Senhor Deus sustentou o seu povo em um lugar de morte. Durante os 40 anos que viveram naquele ambiente árido e infrutífero não faltou comida, nem água. Nem tampouco eles foram consumidos pelo calor e pela chuva (Neemias 9.21).

A promessa do Senhor permanece de pé. Davi confiava nisso. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará…. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo”. (Salmos 23.1,4)

Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós. (Salmos 123:2)

Não se deixe levar pela demanda sufocante do mundo. Mantenha os olhos no Reino de Deus e no Deus do Reino. A sua alma será inundada pela tranquilidade e pela paz.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Como Vencer a Ansiedade 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

No corre-corre diário muitos cristãos estão cedendo a tentação da ansiedade. Mas não é esse o tipo de vida que o Senhor quer para nós. Para vencer a ansiedade precisamos de uma vida de oração fervorosa. Esse é o conselho bíblico. Orar.

Uma vida de oração é uma vida de intimidade com Deus. Alguém que é íntimo de Deus sabe o que fazer com a ansiedade: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (1 Pedro 5:7).

Através da oração, da súplica (pedido insistente e humilde, frequentemente desesperado) e das ações de graças (gratidão) podemos nos esvaziar diante do Senhor, então Ele tira o fardo das nossas costas e coloca sobre as dEle.

Ele pega o nosso fardo pesado e nos dá, de volta, um que é leve (Mateus 11.30). Moldado por ele. Carregado de paz, confiança e milagres.

Conclusão

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. (Provérbios 13:12)

Não permita que a ansiedade domine a sua vida. Desenvolva uma vida de oração e intimidade com Deus. Os frutos desse relacionamento serão a paz, confiança, tranquilidade.

As suas noites de sono serão tranquilas e seus dias cheios de energia e motivação. Você não precisa viver a vida de maneira solitária. O Senhor quer te ajudar.

O que achou? Qual a sua opinião? Deixe seu comentário e nos diga como você enxerga esse assunto.

Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e familiares, e não esqueça: INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.