Scroll Top

 Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Cura Divina: O DEUS DA CURA!

A cura divina é um dos assuntos mais importantes da fé Cristã. Eu estimulo você a estudar bastante esse assunto pois ele é parte das promessas bíblicas para cada um de nós. LEIA O ARTIGO COMPLETO e saiba mais!

Estudo Bíblico Sobre Cura Divina: O DEUS DA CURA!

Neste artigo vamos estudar sobre a cura divina. Se ainda hoje ocorre? Com funciona? O que a Bíblia nos diz sobre isso?

Estudaremos a cura espiritual, a cura interior e a cura física.

Deus quer curar a todos?

Neste estudo bíblico apresento a minha opinião sobre o assunto.

Espero que você goste! 

A Cura Divina

Prestem culto ao Senhor, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês. (Êxodo 23.25)

Eu sou o Senhor que os cura. (Êxodo 15:26)

A cura divina é uma promessa feita pelo Senhor Deus desde os dias de Israel no deserto. A presença de Deus entre o povo era a garantia de provisão e saúde, em todos os aspectos: físico, emocional e espiritual.

A doença entrou no mundo após a queda do homem. O pecado de Adão e Eva introduziu a morte, a enfermidade e a debilidade na humanidade. A Soberana Vontade de Deus não incluía a doença na criação.

No entanto, quando o Senhor Deus reúne seu povo, Israel, ele lhes faz a promessa de que enquanto houvesse culto sincero no deserto haveria alimento, água e cura.

Para que isso acontecesse os servos de Deus deveriam apenas olhar para Ele e crer na promessa. Eu sou o Senhor que os cura. (Êxodo 15:26) 

A Cura e a Vontade de Deus 

E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. (Lucas 4:40)

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; (Mateus 8:16)

Essa é uma parte bastante delicada da cura divina. É a vontade de Deus curar a todos ou não?

O ministério do Senhor Jesus Cristo é marcado por grande poder e autoridade. Os trechos bíblicos citados mostram que durante suas cruzadas evangelísticas Ele sempre curava a todos ou a maioria dos enfermos (devido a tempo e possibilidades de logística) e expulsava demônios.

Não há nenhum relato bíblico de que Jesus Cristo tenha deixado um único enfermo sem ser curado, ou oprimido sem ser liberto. Ao contrário “todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos”. (Lucas 6:19)

O Senhor Jesus fez uma outra declaração muito importante, que dá muito suporte a esse assunto: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”. (João 6:38)

Por fim, há o seguinte episódio: “Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me! “Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! ” Imediatamente ele foi purificado da lepra. (Mateus 8:2,3)

O leproso aproximou-se de Jesus exatamente com a dúvida da maioria dos cristãos dos nossos dias. “O Senhor quer? ”, e Jesus respondeu: “Eu quero! ”.

Podemos declarar com certeza que tudo que Ele fez foi a Vontade de Deus. Logo posso supor que Deus quer curar a todos. É a minha opinião. É assim que eu creio.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

E Por Que Deus Não Cura a Todos? 

Estudo Bíblico Sobre a Cura

Roguei aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram”. Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suportá-los? Traga-me aqui o seu filho”. (Lucas 9:40,41)

Na minha opinião é uma questão de conhecimento de Deus e fé.

Na ocasião descrita por Lucas, havia um pai com o filho sendo oprimido pelo diabo. O homem foi falar primeiro com os discípulos, que não conseguiram sarar o menino.

O pai do garoto fala com Jesus e conta o ocorrido, algo que deixa o Filho de Deus profundamente irritado. Em seu desabafo Jesus esbraveja: Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suportá-los? Traga-me aqui o seu filho”.

Jesus atribui a ausência de cura divina a falta de fé. Em seguida ele cura o menino.

Sabemos que a fé é produto do conhecimento de Deus. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Romanos 10:17)

Se não temos conhecimento de que é a vontade de Deus curar a todos, logo não creremos. Se não cremos não há glória de Deus.

Perceba que em Nazaré o Senhor Jesus não pode operar muitos milagres, não porque lhe faltou poder, mas porque o povo não acreditou nele (Mateus 13.58).          

Áreas de Atuação da Cura Divina

Há pelo menos três áreas em que a cura divina atua:

  • A cura espiritual;
  • A cura interior;
  • A cura física.

A seguir veremos um pouco mais sobre cada uma delas.

A Cura Espiritual 

(…) E ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. (Lucas 13:11)

O diabo é um dos maiores responsáveis por semear enfermidades entre as pessoas. Ele faz isso, pelo menos de quatro maneiras: opressão, possessão, influência, pecado.

O Senhor Jesus já proveu cura para cada uma delas, graças a Deus.

A Cura Interior 

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. (Salmos 147.3)

Depressão – Um dos grandes adversários dos brasileiros é a depressão. Em 16 anos ela cresceu 705% (fonte: Exame).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão, mas o Brasil é o primeiro dos países em desenvolvimento (Fonte: Plan-Assiste).

Ansiedade – Uma outra doença emocional grave e comum. Um estudo mostra que 25% da população mundial sofre com ansiedade aguda. Isso representa uma em cada quatro pessoas no mundo.

“A ansiedade é a percepção de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, é um mecanismo de proteção e de defesa do organismo. O que irá caracterizar os transtornos é a presença de um nível de ansiedade capaz de gerar prejuízos em alguma esfera da vida da pessoa”, explica Michelle Vieira, presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta). (Fonte: O Tempo – http://www.otempo.com.br/interessa/uma-em-cada-quatro-pessoas-sofre-com-ansiedade-aguda-1.865227)

Medo – O medo faz parte do nosso dia-a-dia. Violência. Guerras. Assaltos. Homicídios. Ataques terroristas. Crises políticas. Zika Vírus. O medo bate a nossa porta manhã após manhã.

Quando o medo assume o controle de nossas vidas, ele nos enfraquece de muitas maneiras. Ele destrói a nossa esperança e acaba com a nossa vontade de lutar. (Ver artigo: Como Vencer o Medo)

Embora sejam muitas e graves as doenças emocionais, há cura divina para a alma. O Senhor Deus é aquele que restaura e fortalece.

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. (Salmos 147.3)

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

A Cura Física 

Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”. (Mateus 8:7)

Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos. (João 21:25)

A cura divina foi e é algo que acompanha a presença do Senhor Jesus por onde quer que ele vá (Ver artigo: Bartimeu a e Fá que Nunca se Cala!)

O seu ministério é repleto de testemunhos de pessoas que foram curadas por suas mãos, vestes, palavras, enfim.

Isso se deu de forma tão abundante que o apóstolo João disse que nem todos os livros do mundo poderiam conter todos os relatos.

O Senhor Jesus sempre demonstrou muita prontidão para curar, quem quer que fosse. Nunca se negou ou pôs impedimentos. Quando não houve curas não foi por sua culpa, foi causada pela incredulidade dos que o cercaram.

A Cura Divina e os Remédios 

“Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. (Mateus 4:6,7)

No momento em que o diabo mandou o Senhor Jesus se jogar do alto do Templo, com o argumento de que não iria acontecer nada com ele porque estava escrito que Deus o guardaria, Ele rebateu: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’.

Esse ensino é muito importante nos nossos dias, principalmente nesse assunto.

Muitas pessoas se negam a tomar remédios e a fazer tratamento porque a Palavra de Deus promete a cura. A minha resposta é a mesma: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’.

Perceba que o diabo manda que Jesus se jogue do alto do Templo com base na promessa bíblica. Jesus, no entanto, se recusou.

Observe que Jesus não seguiu o conselho diabólico porque não havia a menor necessidade. Não podemos brincar com o poder de Deus.

Ou seja, se há possibilidades de tratamento humano, eu acredito que você deve fazer a sua parte. Com isso não quero dizer que abra mão da sua forma de crer.

A mulher do fluxo de sangue já estava a doze anos buscando sua cura (Marcos 5.25 – 28). A medicina não pôde fazer nada, ela gastou tudo que tinha e se desgastou muito até que ouviu falar sobre Jesus.

Obviamente não precisamos chegar a esse ponto. Já conhecemos o poder do nosso Deus. A medicina não deve ser nossa esperança soberana (Ver artigo: Jesus Filho de Davi Tenha Compaixão de Mim!). O que quero dizer é que a nossa parte deve ser feita.

Devemos cuidar bem da nossa saúde. Boa alimentação, caminhadas, exames de rotina. Lembre-se, seu corpo é sua responsabilidade.

Fecho essa parte dizendo faça a sua parte, e tenha certeza que quando as coisas fugirem ao seu controle o seu Deus não o desamparará.

Conclusão

A cura divina é uma das grandes bênçãos do Senhor Deus para a humanidade. Em uma era de tantas enfermidades, pestes, e etc., é com certeza reconfortante saber que o Senhor nos promete: Eu sou o Senhor que os cura. (Êxodo 15:26)

Eu gostaria de saber o que você acha sobre tudo o que foi dito nesse artigo. Você concorda ou não? O que acha sobre a cura divina em nossos dias?

Deixe sua opinião. Será muito importante.

Compartilhe com seus amigos e familiares e INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

  • Jeferson mariano

    E porque eu não sou curado? Eu oro todos os dias, jejuou, faço voto com Deus, campanha no monte, já fiz diversas campanhas na igreja de cura e libertação… etc…. mais tudo parece ser inútil e não adianta, já vi pessoas ser libertas e curada pelas minhas mãos e eu nada… É desesperador … e eu só ouço dizer que estou em pecado e que Deus quer mais de mim . 😢😢😢 mais já tô a ponto de um suicídio … pedindo a morte pq já não aguento mais.

    • Diego Nascimento

      Jeferson, eu sinto muito por você, de verdade.

      Dar minha opinião nesse caso pode parecer que não me importo, mas é exatamente o contrário. Eu me importo muito.

      Pois bem, eu acredito que você está cometendo um equívoco ao buscar a cura em votos, campanha no monte, e diversas campanhas na igreja de cura e libertação… etc….

      A cura não é merecida, ela é alcançada por meio da fé. Cito o exemplo da mulher do fluxo de sangue. Ela ouviu falar de Jesus, e creu no seu coração que se o tocasse seria curada.

      Ela não fez campanhas, não foi a montes, não fez votos. A bíblia diz que ela ouviu falar de Jesus e creu no seu coração que se o tocasse ficaria curada.

      Para isso, ela precisou enfrentar a multidão. A prova da fé no processo de cura é algo natural. Sua fé vai ser testada uma, duas, três, ou até centenas de vezes até que você a alcance.

      A questão é, até onde você está disposto a continuar crendo?

      Outro ponto importante a ser observado é: Qual a raiz da sua enfermidade?

      Você está se cuidando?

      Há algo no processo que você possa fazer, além de orar?

      A mulher do fluxo de sangue já havia buscado todos os meios da medicina, que se mostraram inúteis. Pois bem, você já procurou o médico?

      Estou fazendo estas perguntas porque o processo de cura exige franqueza. Você está sendo franco consigo, com a Palavra de Deus e com o próprio Deus?

      De qualquer forma, eu oro para que o Senhor o ajude e conceda o que deseja o seu coração.

      Deus abençoe!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.