Em Efésios 3, Paulo fala sobre a revelação do antigo mistério de Deus, mostrando que o evangelho de Jesus Cristo, revelou o plano redentor de Deus para a humanidade de forma perfeita e eficaz.
Ele descreve em que situação a graça de Deus o encontrou. Ele, “o menor dos menores de todos os santos”, passou a anunciar o evangelho. A intenção desta graça é revelar a partes da formidável sabedoria de Deus.
Por fim, Paulo ora para que os Efésios cresçam no conhecimento de Jesus e compreendam a amplitude do amor de Deus.
Esboço de Efésios 3:
3.1 – 6: A revelação do antigo mistério de Deus
3.7 – 12: Paulo ministro do Evangelho e a intenção da graça
3 – 21: A oração de Paulo e a compreensão do amor de Deus
“Mistério revelado”
Desde que o Senhor Deus fundou a nação de Israel, fez aliança com ela e a designou como povo escolhido, que os gentios são tratados pelos judeus com indiferença.
Afinal, eles eram superiores, pois eram o povo de Deus.
Contudo, em Efésios 3 o apostolo Paulo nos fala sobre o grande mistério que foi revelado.
E qual é?
Por intermédio do Evangelho de Jesus, os gentios passaram a ser herdeiros de Deus e participantes de sua promessa por meio de Jesus Cristo.
Essa revelação é ministrada pelo Espírito Santo, o Consolador amado, aos apóstolos de Jesus que recebem a missão de anunciar o Evangelho antes do retorno do Senhor Jesus ao seu trono.
Os cristãos não são uma classe inferior na aliança, somos a noiva do Cordeiro Jesus, por quem ele se entregou e derramou seu sangue.
Isso significa que podemos viver diante dele com confiança, seguros do seu amor e de suas promessas.
Esse é o grande mistério revelado.
Deus não quer se relacionar com uma nação apenas, mas com eleitos de todas as partes do mundo.
A família de Deus tem pessoas de todas as partes!
Palavras edificantes! Deus seja louvado!
Esse mistério de Deus encontrou seu ápice de revelação progressiva, nos escritos de Paulo, principalmente em Gálatas capítulo 3.
Bem verdade que a intenção de Deus era salvar todos os povos, não somente os judeus. Isso fica claro no chamado de Abraão, quando diz em Gênesis 12:3: “…e por meio de você todos os POVOS da terra serão abençoados”.
Paulo se referindo a essa passagem em gálatas diz:
Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os GENTIOS, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”. Gálatas 3:8
E conclui dizendo que as bençãos de Deus pronunciadas a abraão e sua descendência, (ou seja os judeus) também alcança os gentios pela fé.
Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé. Gálatas 3:9
Paulo, agora dissertando sobre esse tema, revela o que até então era oculto aos judeus, que tanto judeus como gentios são objetos de sua graça. Essa revelação se concretizou na cruz, na morte e ressurreição de nosso Senhor.
Vale ressaltar que essa revelação estava mais oculta pelo véu da presunção e arrogância dos judeus, que se denominavam os únicos detentores da graça de Deus, rejeitando e excluindo outros povos denominados gentios. Deus sempre mostrou o contrario, atraindo como SEU pessoas como Raabe, Naamã, Rute, mulher cananéia, entre outros eu e você.
Louvado seja o nome os feitos de Deus!
Essa tradução é a NVI.
A paz do Senhor Jesus,meu irmão .Eu amo esta versão da Bíblia de estudo do seu sit. Que versão ou tradução é esta? Onde posso comprar?