Em Tito 2, Paulo dá prosseguimento às instruções de Tito 1. No entanto, agora ele vai dizer especificamente, como o jovem pastor Tito deve lidar com cada parte da congregação e qual deve ser o seu comportamento e ensino.
O que Tito deve ensinar
Tito não devia aventurar-se em novos ensinos. Paulo o exorta, mais uma vez a apegar-se a sã doutrina.
A partir disso, seu ensino devia ser ministrado a todas as faixas etárias da Igreja. Anciãos, mulheres, jovens, Tito devia instruir a todos tendo as Escrituras como fundamento.
Tito deve ser um exemplo em tudo
Tito não devia ser um hipócrita. Antes de ministrar a outros, ele mesmo devia ser um exemplo de comportamento, boas obras e ensino.
Sua linguagem não devia ser obscena, pejorativa ou discriminatória. Pelo contrário, ele devia mostrar seriedade e dedicação no falar.
Seu ensino devia conduzir pessoas ao bom testemunho de Jesus. Até mesmo escravos, debaixo de julgo e vergonha, eram instruídos a dar exemplo de cristão aos seus senhores.
É um grande exemplo para os nossos dias. Muitos cristãos não gostam de seu trabalho. Isso faz com que tenham mal comportamento diante dos companheiros. Não é o que a bíblia ensina.
Se há insatisfação, ore a Deus e peça que ele abra outras portas, mas não manche o bom nome de Jesus Cristo, com mal comportamento.
A graça de Deus e a esperança em Jesus Cristo
Paulo diz a Tito, que o motivo para tais atitude é a manifestação da graça de Deus que deseja salvar a todos. Além disso, a graça de Deus nos conduz a renúncia do pecado.
Isso se dá, pelo fato de que o remido aguarda ansiosamente a manifestação de Jesus. Paulo dá então, um destaque ao maravilhoso sacrifício de Jesus na Cruz, ele nos comprou com seu sangue para sermos dedicados a boas obras. É sobre isso que Tito deve falar.
Caro Lucas. Apesar de muito tempo desse tópico, nunca é tarde para instruir mais e mais. Se você já tirou sua dúvida, poderá ser que alguém possa ver essa mensagem e poderemos de alguma forma ajudá-lo.
A respeito do batismo, além de ser simbolicamente o sepultamento do velho homem (quando falamos homem, engloba também a mulher), ele é uma prova de crença da pessoa que está batizando.
Há um versículo na bíblia (Marcos 16;16) que diz: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Esse o motivo de algumas denominações não fazerem os batismos de crianças, seja ela recém-nascida ou até os 12 anos (média), pois uma criança não tem como discernir o que é crer.
Nós confessando nossa crença em Jesus (de um coração sincero) através do batismo, nascemos nova criatura para servir a Deus em novidade de vida. Ainda assim, temos que ser fiel a palavra de Deus, andar em seus estatutos e mandamentos para um dia ter o “ingresso” para as moradas eternas.
Deus lhe abençoe…
Oiie gostaria de saber sobre batismo no Espírito Santo
Gostei muito das mensagem
Acesse o link “Sobre” no menu que você vai saber isso e um pouco da minha história.
Você é de qual igreja
Leia o meu estudo sobre batismo nas águas: https://jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/estudo-biblico-sobre-batismo/
Apaz do senhor Jesus
Eu gostaria de
Sabe sobre o bastimo Silva
Ou so e um gesto de sepultamento do velho homem ???